GLP deve ficar mais barato com o aumento da concorrência e investimento em infraestrutura
O aumento do preço do gás de cozinha obrigou o governo a tomar uma atitude importante para tentar conter a alta dos preços do GLP. Nesta semana, a Copagaz, empresa que faz parte do grupo Zahran, será a primeira empresa brasileira autorizada a importar o GLP da Argentina. O acordo fará com que a empresa importe para o mercado brasileiro 74 mil toneladas por ano, sendo que 7,6 mil toneladas serão somente neste bimestre. Infraestrutura também deve ganhar novos investimentos.
Essa é uma estratégia do governo federal para tentar abaixar os valores do gás de cozinha no Brasil. Em texto publicado pelo Ministério de Minas e Energia, a diversificação do suplemento do GLP certamente fará que o preço dele seja mais acessível a população brasileira.
A entrega do gás está prevista para abril e maio, sendo realizada pela Transportadora de Gas del Sur (TGS), no terminal de Gás do Sul, na cidade de Canoas, o RS. A Copagaz tem a intenção de fazer grandes investimentos em infraestrutura no Brasil, adquirindo terminais no Sul e Nordeste do país.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Além de aumentar os fornecedores do gás de cozinha no Brasil, a operação irá tirar um pouco da dependência da Petrobrás e do produto interno.
O ministério de Minas e Energia idealizou a iniciativa Abastece Brasil. Ela foi criada para fomentar a competição em toda a cadeia de suprimento de combustíveis no Brasil. Uma das vantagens destacada pelo Ministério de Minas e energia é que o transporte de gás natural entre o Brasil e Argentina será feito em dois dias. Como a Copagaz atua em 24 estados e no distrito federal, a iniciativa da empresa.
GLP deve ficar mais barato e atrairá investimentos em infraestrutura
O MME ainda destaca que vem trabalhando para realizar novos investimentos na área de infraestrutura. A ideia é aumentar a quantidade de gás GLP disponível no mercado. Isso deve acontecer por meio de importação para garantir o abastecimento no país com um preço justo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.