1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / GLP mais barato: Operação do governo deve resultar em gás de cozinha mais acessível; infraestrutura também deve ganhar investimentos
Tempo de leitura 2 min de leitura

GLP mais barato: Operação do governo deve resultar em gás de cozinha mais acessível; infraestrutura também deve ganhar investimentos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/04/2021 às 17:23
Atualizado em 11/04/2021 às 16:17
Foto: Arquivo MME
Foto: Arquivo MME

GLP deve ficar mais barato com o aumento da concorrência e investimento em infraestrutura

O aumento do preço do gás de cozinha obrigou o governo a tomar uma atitude importante para tentar conter a alta dos preços do GLP. Nesta semana, a Copagaz, empresa que faz parte do grupo Zahran, será a primeira empresa brasileira autorizada a importar o GLP da Argentina. O acordo fará com que a empresa importe para o mercado brasileiro 74 mil toneladas por ano, sendo que 7,6 mil toneladas serão somente neste bimestre. Infraestrutura também deve ganhar novos investimentos.

Essa é uma estratégia do governo federal para tentar abaixar os valores do gás de cozinha no Brasil. Em texto publicado pelo Ministério de Minas e Energia, a diversificação do suplemento do GLP certamente fará que o preço dele seja mais acessível a população brasileira.

A entrega do gás está prevista para abril e maio, sendo realizada pela Transportadora de Gas del Sur (TGS), no terminal de Gás do Sul, na cidade de Canoas, o RS. A Copagaz tem a intenção de fazer grandes investimentos em infraestrutura no Brasil, adquirindo terminais no Sul e Nordeste do país.

Além de aumentar os fornecedores do gás de cozinha no Brasil, a operação irá tirar um pouco da dependência da Petrobrás e do produto interno.

O ministério de Minas e Energia idealizou a iniciativa Abastece Brasil. Ela foi criada para fomentar a competição em toda a cadeia de suprimento de combustíveis no Brasil. Uma das vantagens destacada pelo Ministério de Minas e energia é que o transporte de gás natural entre o Brasil e Argentina será feito em dois dias. Como a Copagaz atua em 24 estados e no distrito federal, a iniciativa da empresa.

GLP deve ficar mais barato e atrairá investimentos em infraestrutura

O MME ainda destaca que vem trabalhando para realizar novos investimentos na área de infraestrutura. A ideia é aumentar a quantidade de gás GLP disponível no mercado. Isso deve acontecer por meio de importação para garantir o abastecimento no país com um preço justo.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos