O Fusca Chinês da Great Wall Motors pode chegar ao Brasil equipado com dois motores elétricos que entregam 544 cavalos.
Há um ano, a chinesa Great Wall Motors revelou no Salão de Xangai, na China, o seu novo compacto elétrico, o Punk Cat, que é uma versão atualizada do VW Fusca. Inclusive, o modelo foi carinhosamente apelidado de ”Fusca chinês”. A novidade agora é que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), da China, revelou que o veículo da Great Wall Motors conta com 544 cavalos de potência, gerados por dois motores elétricos de 245 e 299 cavalos. Essa versão é a top de linha e conta com tração integral.
Fusca Chinês tem como base veículos dos anos 50
O veículo da Great Wall, além dos motores elétricos duplos, conta com uma versão de um motor único, mas não foi revelada a potência do propulsor. Entretanto, há uma diferença de peso significativa, tendo em vista que a opção mais potente pesa cerca de 2.350 kg e o monomotor 2.245 kg, ou seja, 105 kg a menos.
Vale ressaltar que o Fusca chinês conta com os característicos para-lamas destacados do Volkswagen, para-choques metálicos, faróis redondos e o para-brisa de ângulo mais fechado em relação ao capô. A traseira foi inspirada nos primeiros modelos do Fusca, lá nos anos 50. Além do fato de ser um veículo com motores elétricos, o Fusca chinês se difere do modelo original devido às suas dimensões.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
O modelo possui 4,7 metros de comprimento, 1,7 metro de altura, 1,9 metro de largura, portanto 70 cm mais comprido, 20 cm mais largo e uma distância entre eixos 50 cm maior que o Fusca original. O veículo ainda não tem preço final definido, mas já foi registrado no Brasil. O Fusca chinês é um ótimo modelo para os fãs de carros vintage e dos elétricos e, em breve, novas atualizações sobre o modelo serão divulgadas.
Modelo chinês contará com autonomia de 500 km
Para sua chegada no mercado chinês, o veículo contará com dois tipos de bateria. Uma de fosfato de ferro-lítio, com 47,8 kWh, e outra de lítio tradicional, com 59,1 kWh, o que gera ao carro uma autonomia de 500 km.
Devido à sua célula LFP, o alcance gerado pelo componente deve ser de 400 km. O Fusca chinês da Great Wall alcançará uma velocidade máxima de 155 km/h.
A Volkswagen informou estar estudando o caso do Punk Cat para saber se entrará com uma ação judicial. O motivo é o estilo do veículo, que pode estar violando os direitos sobre o desenho icônico dos anos 30 do Fusca tradicional.
Conheça a empresa
A Great Wall Motor Company Limited é uma fabricante de SUVs e picapes de renome mundial, listada na Bolsa de Valores de Hong Kong em 2003 e na Bolsa de Valores de Xangai em 2011. Além disso, em 2018, seus ativos atingiram 111,8 bilhões de yuans.
A GWM conta com quatro marcas: HAVAL, ORA, WEY e GWM Pickup. Os seus produtos contemplam três categorias: SUV, picape e carro de passeio. A empresa conta com aproximadamente 70 subsidiárias, empregando mais de 60 mil colaboradores, espalhados por diversos países.