1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / FPSO Anita Garibaldi chega ao Brasil: MODEC se prepara para trabalhos no pré-sal junto à Petrobras
Tempo de leitura 3 min de leitura

FPSO Anita Garibaldi chega ao Brasil: MODEC se prepara para trabalhos no pré-sal junto à Petrobras

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 23/01/2023 às 14:29
Atualizado em 02/02/2023 às 19:18
Plataforma FPSO Anita Garibaldi chegou ao Brasil e se prepara atualmente para as operações de comissionamento final. A MODEC fornecerá a embarcação à Petrobras para o projeto de revitalização do pré-sal da Bacia de Campos.
Foto: MODEC

Plataforma FPSO Anita Garibaldi chegou ao Brasil e se prepara atualmente para as operações de comissionamento final. A MODEC fornecerá a embarcação à Petrobras para o projeto de revitalização do pré-sal da Bacia de Campos.

Para esta segunda-feira, (23/01), o projeto de revitalização da produção de petróleo e gás natural da Petrobras no pré-sal da Bacia de Campos segue a todo vapor. A plataforma flutuante de armazenamento e descarga (FPSO) Anita Garibaldi, da japonesa MODEC, chegou ao Brasil recentemente. Ela passará pelo processo de comissionamento final antes de partir para o controle da estatal. A embarcação será essencial no projeto de revitalização do Campo de Marlim ao longo dos próximos anos.

MODEC anuncia chegada da plataforma FPSO Anita Garibaldi ao Brasil, que se prepara agora para comissionamento final

A operadora japonesa de embarcações FPSO MODEC anunciou a chegada da plataforma Anita Garibaldi ao Brasil recentemente.

O navio passará pelas operações de comissionamento final para se preparar para o trabalho no pré-sal da Bacia de Campos para a gigante estatal de energia do país, a Petrobras.

A empresa está com um projeto de revitalização do Campo de Marlim em andamento, que contará com o apoio da plataforma FPSO da companhia japonesa.

As operações de comissionamento final da embarcação Anita Garibaldi acontecerão em um estaleiro no estado do Espírito Santo.

S24 ULTRA

GALAXY S24 ULTRA - Black Friday

Segundo a MODEC, o FPSO deixou o estaleiro DSIC Marine Yard na cidade de Dalian, na China, embarcando para o Brasil em 6 de outubro do ano passado.

Ele possui uma incrível capacidade de processamento de 80 mil barris de petróleo bruto e 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Dessa forma, a embarcação da MODEC será essencial para o projeto do pré-sal da Bacia de Campos da Petrobras, com previsão de finalização para 2026.

Serão 43 poços do pré-sal conectados à plataforma FPSO. Ela é a segunda componente do projeto de revitalização, se unindo à Anna Nery, que tem início de produção previsto ainda para 2023.

A Petrobras utilizará ambas para a substituição de nove plataformas atualmente em operação nos campos de Marlim e Voador (P-18, P-19, P-20, P-26, P-32, P-33, P-35, P-37 e P-47).

Com a chegada do FPSO Anita Garibaldi, da MODEC, a Petrobras dá mais um passo para os avanços no seu projeto de revitalização do pre-sal.

Saiba mais sobre o FPSO Anita Garibaldi 

A operação do FPSO faz parte do projeto de revitalização do cluster de Marlim. O campo é operado pela Petrobras e está situado na Bacia de Campos, no norte do estado do Rio de Janeiro, a 150 km da costa. Os poços de petróleo estão a uma profundidade de água de aproximadamente 670 m.

A MODEC é responsável pela engenharia, aquisição, construção, afretamento de mobilização e operações do FPSO, incluindo equipamentos de processamento topsides, bem como sistemas marítimos e de casco. A SOFEC, Inc., uma empresa do grupo MODEC, projetará e fornecerá o sistema de amarração para a unidade flutuante.

Conheça a MODEC

Fundado em 1968, a MODEC fornece soluções flutuantes inovadoras para a indústria offshore de petróleo e gás há mais de 50 anos. Atualmente, a companhia possui 19 FPSOs e FSOs operando em campos offshore em todo o mundo.

A MODEC é fornecedora líder de soluções de produção flutuante, como FPSOs e TLPs, para a indústria offshore de petróleo e gás. Essas unidades podem lidar com a produção de petróleo e gás em águas ultraprofundas e em ambientes hostis. A MODEC tem um histórico excepcionalmente forte para provar sua excelência.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos