O caso do ´navio voador´ aconteceu durante a viagem de um britânico à Escócia e o mesmo registrou uma icônica fotografia para deixar os internautas intrigados
O britânico Colin McCallum fazia uma viagem pela região de Banff, em Aberdeenshire, na Escócia, quando um fato inusitado no horizonte chamou a atenção de seus olhos: um navio “flutuando no céu” e é claro que ele não perdeu a oportunidade de registrar uma fotografia e publicar na web para deixar os internautas intrigados.
Leia também
Explicando o ocorrido e a fotografia que deixou os internautas intrigados
Este fato, apesar de inusitado, é bem simples de ser explicado: a coloração muito semelhante entre o céu e o mar, em uma grande área com presença pouco nítida de nuvens, fez parecer com que o grande navio estivesse parado, ou melhor, “flutuando” por entre as nuvens, pois na distância em que Colin estava, não era possível ver nitidamente a linha do horizonte que “separa” o céu do mar.
Este fato é considerado uma ilusão de óptica. Este fenômeno é uma miragem, que faz com que o ser humano veja algo que não existe ou de forma modificada, de acordo com o que o cérebro entende, ao captar o que está sendo visto.
- China acelera construção do super porta-aviões nuclear. Imagens de satélite confirmam o progresso dessa inovação estratégica na área militar
- Novo míssil de cruzeiro supersônico da China tem um alcance de 4.000 km, equivalente à distância entre o Rio Grande do Sul e Roraima
- Um acordo naval inédito entre a Coreia do Sul e um país da América Latina viabiliza a construção de submarinos com tecnologia de ponta — Concorrente direto do Brasil?
- Vantagens Surpreendentes dos Rolamentos Autocompensadores Vedados na Indústria de Alimentos e Bebidas
Isso se dá também quando uma camada de ar quente fica sobre uma camada de ar frio. Quando esse tipo de miragem ocorre, as mudanças na atmosfera podem alterar a forma como o objeto está sendo visto, seja por um ou mais seres capazes de enxergar.
Um outro fator que contribuiu para que Colin visse o navio “flutuar”, é que a quilha do navio ficou fora da visão – assim como a linha do horizonte já mencionada –, tornando mais difícil começa o céu azul claro e termina a água do mar.
Reação dos internautas sobre o navio voador
Nas redes sociais de Colin, seus seguidores ao ver as imagens postadas por ele, comentaram coisas do tipo “bizarro!” e “brilhante”, além daqueles que não entenderam o que estava acontecendo.
Um outro caso semelhante foi registrado em 2020, na Nova Zelândia.