Se juntando com a Volkswagen, GM e Tesla em investimentos no mercado de carros elétricos, a Ford promete investir 22 bilhões de dólares em 12 carros elétricos até 2025
A Ford anunciará, nesta quarta-feira (26), o desenvolvimento de duas plataformas de carros elétricos, se juntando à estratégia da GM (General Motors), Tesla e Volkswagen. As plataformas de carros elétricos compõem um ambicioso plano junto da Ford e tal plano será apresentado em um evento online.
Leia também
O novo plano da Ford é se juntar ao mercado de carros elétricos e disputar com a GM, Volkswagen e Tesla
As plataformas de carros elétricos darão, às montadoras, arquiteturas simples, como chassis compartilhados, baterias e motores elétricos. Vindo dessa base, serão produzidos diversos carros elétricos no futuro, permitindo que a Ford simplifique e reduza despesas, que vão desde a fabricação até a logística.
Durante o evento, a empresa deve entrar em detalhes sobre sua estratégia de baterias com maior durabilidade, incluindo uma joint venture de baterias, que foi anunciada recentemente com a coreana, SK Innovation.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
A Ford já havia dito que investiria US$ 22 bilhões no para o setor de carros elétricos na América, China e Europa até 2025. A montadora planeja lançar, no mínimo, 9 carros elétricos e 3 picapes elétricas, SUVs de maior porte e vans. Nestes, estão inclusos a segunda geração da F-150 Lightning e Mustang Mach-E.
A futura clientela da Ford e investimentos dos rivais Volkswagen e GM
Apesar de todo esse investimento, ainda é imprevisível para Jim Farley, presidente-executivo da Ford, se e quantos clientes irão aderir aos os carros elétricos, mesmo que eles se igualem aos dos rivais Volkswagen e GM em custos operacionais, preços e desempenho.
Os rivais da montadora saíram em disparada, com a Volkswagen e GM e Tesla investindo bilhões de dólares no setor para tornar seus veículos em elétricos nos mesmos mercados da Ford, porém com prazos agressivos. A Volkswagen lançou o ID3, o primeiro de seus novos elétricos no ano passado, e a GM começará a montar a nova picape Hummer EV nos EUA, ainda em 2021.
Investimentos da Ford no setor de elétricos
Entrando de vez no mundo dos carros elétricos, a Ford lançou um Mustang elétrico, que ficou conhecido com Mach-E, que chegou no começo desse ano. O elétrico estava em fase de desenvolvimento, desde 2017, pela equipe Team Edison.
Em março, as vendas do Mustang estavam em alta, batendo 3.739 unidades vendidas, chegando a 270 cv de potência e 43,8 kgfm de torque e sua variante com 464 cv e 84,6 kgfm de torque.