As gigantes globais Ford, Honda, Caterpillar, BMW, Apple e Samsung estão no aperto com a crise global de chips após faturarem bilhões com o aumento da demanda por eletrônicos na pandemia
A crise global por falta de chip agrava a cada dia que passa, devido à pandemia, e as gigantes globais nas áreas de tecnologia sofrem consequências, como a Apple e Samsung. Montadoras como Honda, BMW, Ford e Caterpillar também informam cortes de produção e perda de receita, e a indústria mundial pode entrar em colapso.
Leia também
- Electrolux, a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, convoca candidatos sem experiência para vagas em suas fábricas no Brasil
- Volkswagen convoca candidatos sem experiência em todas as áreas para vagas em fábricas de SP e PR
- Caterpillar, a multinacional líder de fabricação de máquinas, motores e veículos pesados, está com vagas de emprego em suas fábricas
- Após Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat, a multinacional Yamaha suspende produção de motocicletas em suas fábricas e põe funcionários de férias coletiva
- Após a saída da Ford do país, as multinacionais Honda e Chevrolet paralisam produção de veículos no Brasil e indústria de automóveis pode entrar em colapso
A japonesa Honda informou que vai paralisar sua produção em três fábricas no Japão. A alemã BMW reduzirá turnos em fábricas na Alemanha e na Inglaterra. Já a gigante montadora Ford Motor, que, recentemente, deixou o Brasil, revisou para baixo a previsão de lucro anual, devido à escassez de chips, que deve se estender até o próximo ano.
A multinacional Caterpillar, fabricante máquinas, motores e veículos pesados, também disse que pode não conseguir atender à demanda de maquinas usadas pelos setores de construção e mineração.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
“Faca de dois gumes”
As mesmas empresas que faturaram na pandemia, com o aumento da demanda por eletrônicos, que, por conseguinte desencadeou a falta de chips, estão no aperto.
A alta da procura por produtos de tecnologia durante os lockdowns deixou a gigante global Apple de saia justa, e a multinacional tem enfrentado problemas de fornecimento de chip que têm afetado as vendas de iPads e Macs, disse Luca Maestri, diretor financeiro da companhia.
“É uma luta, e você tem que estar em contato diário com os fornecedores. Precisa assegurar que é importante para eles”, disse o diretor-presidente da Nokia, Pekka Lundmark, em entrevista na quinta-feira à Bloomberg Television. “Quando há escassez no mercado, são coisas como o quão importante você é no geral, quão fortes são seus relacionamentos, e como você gerencia as expectativas.”
Em contrapartida, os fabricantes de semicondutores veem os lucros crescerem e vão investir bilhões para expandir capacidade e suprir a alta demanda.
A Qualcomm, maior fabricante de chips para smartphones do mundo, disse que a demanda por aparelhos começa a se recuperar com o retorno à normalidade em alguns mercados que foram paralisados pela pandemia de Covid-19.