Novos investimentos para o mercado de energia solar da Bahia dessa vez envolvem a Soltec e Focus energia
A Focus Energia, que atua em comercialização e geração de energia solar no mercado renovável, assinou contrato com a espanhola Soltec Power Holdings para a aquisição de equipamentos para um projeto fotovoltaico no Brasil, mais especificamente na Bahia, disse a companhia europeia em comunicado nesta sexta-feira.
Leia também
Investimento em energia solar na Bahia
O acordo envolvendo o fornecimento pela Soltec Power dos chamados seguidores solares, que permitem que os painéis de uma usina acompanhem o movimento do sol durante o dia com o objetivo de aumentar a produtividade.
A Soltec disse que irá fornecer à Focus Energia 852 megawatts em seguidores, ou “trackers”, e que o início da fase de instalação do projeto na Bahia, que está previsto para julho de 2021.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Os seguidores que serão fornecidos a Focus energia são do tipo bifacial, para o projeto na Bahia, e atenderão a uma primeira fase do empreendimento de energia solar, que tem potencial para expansões futuras, de acordo com a fornecedora.
A empresa Soltec disse em nota que já fechou acordos para fornecer 2,2 gigawatts em seguidores solares no Brasil, de um total em 8,4 gigawatts em equipamentos como esses negociados pela empresa no mundo. A fabricante tem sede em Molina de Segura, em Murcia, na Espanha.
Focus Energia faz levantamento de mais de R$ 700 milhões em projetos de energia solar
A Focus energia, que levantou cerca de 765 milhões de reais em uma oferta inicial de ações em fevereiro, tem planos de construir usinas de energia solar para venda da produção no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes empresas como indústrias negociam contratos de suprimento de energia diretamente com fornecedores.
A estratégia da Focus energia prevê a construção do projeto de energia solar, denominado de Futura, na Bahia, que teria potencial para até 3 gigawatts em capacidade.