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Fiat surpreende indústria automotiva e lança novo modelo que ‘ressuscita’ carro popular por menos de R$ 40 mil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/10/2023 às 22:15
Atualizado em 21/10/2023 às 18:08
Fiat surpreende a indústria automotiva e lança novo modelo que 'ressuscita' carro popular por menos de R$ 40 mil
Foto: Divulgação

Fiat Topolino está de volta à indústria automotiva. O clássico da marca italiana chega em formato elétrico e com foco no público mais jovem.

A Fiat, gigante italiana, surpreendeu a indústria automotiva revivendo um de seus modelos mais clássicos e importantes do passado para este ano. Trata-se do Fiat Topolino, carro popular que ganhou contornos e ares modernos, que podem tornar mais fácil a vida daqueles que querem gastar pouco, mas ainda assim precisam se locomover pelas grandes cidades.

Fiat Topolino custa cerca de R$ 39 mil (em conversão direta e sem taxas)

A montadora italiana fez sucesso com um modelo lançado em 1937, e que ganhou uma nova chance até 1955, quando outro ícone entrou em seu lugar. Agora, os clientes terão uma chance de ter um gostinho de como era esse clássico da Fiat.

O Fiat Topolino, que foi o primeiro carro popular verdadeiramente de alto volume da marca na indústria automotiva, deixou de existir com o lançamento do Nuova 500, em 1955. Agora, a empresa reviverá o modelo, a partir de uma derivação do Citroën Ami

De acordo com dados, os italianos já podem adquirir o Fiat Topolino por 7.544 euros, o equivalente a R$ 39 mil em conversão direta, que vale metade de um hatch compacto brasileiro. Esse carro popular, entretanto, é indicado apenas para uso na cidade, e não nas estradas.

Na indústria automotiva europeia, esse modelo é um quadriciclo recreativo e não um carro familiar multipropósito. Ou seja, o  Fiat Topolino é uma nova geração de carros urbanos feitos para apenas dois passageiros.

Assim como o modelo Citroën, que, inclusive, já foi apresentado no Brasil para alguns públicos em eventos fechados, o Fiat Topolino poderá ser conduzido por pessoas a partir dos 14 anos (no caso da legislação europeia), marcando uma nova etapa no caminho da eletrificação após a estreia do Fiat 500 movido a bateria em 2020.

Em termos de especificações, o novo Fiat Topolino deve manter as mesmas características do Ami. O comprimento deve ficar em torno dos 2,41 metros, enquanto a largura e a altura devem ser de 1,39m e 1,52m, respectivamente.

Muito provavelmente, o carro popular da Fiat será impulsionado por um motor elétrico de 6 kW alimentado por uma bateria de 5,5 kWh (recarregável de 0 a 100% em cerca de 3 horas conectando-se à tomada doméstica), suficiente para uma autonomia de aproximadamente 75 km.

Através das fotos divulgadas pela marca italiana é possível notar todas as inovações estéticas em comparação com o Ami. O estilo da Fiat é inspirado nos modelos históricos dos anos 50 e 60, com as formas arredondadas dos faróis e as faixas cinza que lembram o cromado dos carros clássicos.

O modelo já é um sucesso na indústria automotiva italiana, com 10 mil pedidos. Há um plano de pagamento para os clientes, com entrada de 2.582 euros e 48 parcelas de 39 euros mensais, o que dá cerca de R$ 200 por mês.

Fiat lança outro elétrico de pequeno porte

Em Agosto deste ano, a Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, anunciou seus planos de entrar no mercado de carros elétricos baratos com um modelo inspirado no clássico Fiat. O anúncio da Stellantis chega em um momento importante, quando a indústria automotiva está testemunhando uma rápida transição para os carros elétricos.

A concorrência no setor com foco no baixo custo está ficando cada vez mais aquecida, alavancando as inovações nas opções das montadoras.

Segundo Oliver Francois, CEO da FIAT, em uma entrevista recente, o futuro carro popular será apresentado em julho do próximo ano e terá preço abaixo dos 25 mil euros sem levar em conta os incentivos fiscais.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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