1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fabricante Nissan promete carro elétrico com baterias totalmente sólidas que carregam 3 vezes mais rápido   
Tempo de leitura 2 min de leitura

Fabricante Nissan promete carro elétrico com baterias totalmente sólidas que carregam 3 vezes mais rápido   

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/02/2023 às 21:25
Atualizado em 21/03/2023 às 14:13
Nissan, carro elétrico, bateria
Foto: Reprodução cdn.motor1

De acordo com o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Nissan, as baterias do carro elétrico podem chegar a 400 kW, uma vantagem tecnológica gigante

Desde o começo de 2022, a Nissan está com planos para a produção de baterias de estado sólido de carro elétrico no ano de 2028, com uma produção experimental em 2025 e conclusão da produção para 2026. Em uma entrevista recente, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan destacou a importância sobre as vantagens da tecnologia e as estratégias traçadas pela marca. As novas baterias do carro elétrico tem uma capacidade de carga três vezes mais rápida, podendo chegar a 400 kW.

As baterias do carro elétrico da Nissan são 100% sólidas, o que remove totalmente os elementos líquidos, uma tecnologia diferente das utilizadas nos carros elétricos. De acordo com a empresa, os líquidos presentes nas baterias dos carros elétricos poderiam gerar um impacto negativo na transferência de energia e de potência do carro elétrico.

Além de toda essa tecnologia, a Nissan também está desenvolvendo a produção de densidade energética e minimizando o custo de produção em relação às baterias de íon-lítio, que são usadas majoritariamente pelas montadoras de carros elétricos atuais. Essa tecnologia está sendo desenvolvida em conjunto com os engenheiros do Japão e os cientistas da Universidade de Oxford.

CONHEÇA O CARRO ELÉTRICO MAIS VENDIDO DA NISSAN

Influência sobre as baterias atuais?

Como a produção das baterias de lítio está prevista só para o ano de 2028, a tecnologia das baterias sólidas para o carro elétrico pode influenciar pouco o modelo de produção com as novas baterias. Os rumores atuais são de que a Nissan poderá tirar a sua caminhonete Titan de linha e que a marca faria uma picape elétrica para os EUA.

A Nissan não confirmou qual será o primeiro modelo de carro elétrico da marca que irá utilizar as novas baterias, porém disse que não será nenhum dos seus modelos atuais.

Segundo o executivo da marca, a tecnologia nova das baterias sólidas para o carro elétrico vai necessitar de uma arquitetura 100% nova e que será capaz de oferecer dois tamanhos de baterias diferentes, sem depender das variações de temperatura.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos