De acordo com o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Nissan, as baterias do carro elétrico podem chegar a 400 kW, uma vantagem tecnológica gigante
Desde o começo de 2022, a Nissan está com planos para a produção de baterias de estado sólido de carro elétrico no ano de 2028, com uma produção experimental em 2025 e conclusão da produção para 2026. Em uma entrevista recente, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan destacou a importância sobre as vantagens da tecnologia e as estratégias traçadas pela marca. As novas baterias do carro elétrico tem uma capacidade de carga três vezes mais rápida, podendo chegar a 400 kW.
As baterias do carro elétrico da Nissan são 100% sólidas, o que remove totalmente os elementos líquidos, uma tecnologia diferente das utilizadas nos carros elétricos. De acordo com a empresa, os líquidos presentes nas baterias dos carros elétricos poderiam gerar um impacto negativo na transferência de energia e de potência do carro elétrico.
Além de toda essa tecnologia, a Nissan também está desenvolvendo a produção de densidade energética e minimizando o custo de produção em relação às baterias de íon-lítio, que são usadas majoritariamente pelas montadoras de carros elétricos atuais. Essa tecnologia está sendo desenvolvida em conjunto com os engenheiros do Japão e os cientistas da Universidade de Oxford.
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Influência sobre as baterias atuais?
Como a produção das baterias de lítio está prevista só para o ano de 2028, a tecnologia das baterias sólidas para o carro elétrico pode influenciar pouco o modelo de produção com as novas baterias. Os rumores atuais são de que a Nissan poderá tirar a sua caminhonete Titan de linha e que a marca faria uma picape elétrica para os EUA.
A Nissan não confirmou qual será o primeiro modelo de carro elétrico da marca que irá utilizar as novas baterias, porém disse que não será nenhum dos seus modelos atuais.
Segundo o executivo da marca, a tecnologia nova das baterias sólidas para o carro elétrico vai necessitar de uma arquitetura 100% nova e que será capaz de oferecer dois tamanhos de baterias diferentes, sem depender das variações de temperatura.
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