Sucesso contínuo valida a ambiciosa estratégia de exploração da ExxonMobil, que aumenta estimativa do Stabroek Block para quase 11 bilhões de barris de petróleo
ExxonMobil, a gigante petroleira dos EUA, informou ontem (26/04) em fato relevante ao mercado global que encontrou, em 1.170 metros de água, no poço Barreleye-1, arenito contendo hidrocarbonetos. Já a perfuração em Patwa-1 encontrou arenito contendo hidrocarbonetos em 6.315 pés (1.925 metros) de água. O poço Lukanani-1 encontrou 115 pés (35 metros) de arenito contendo hidrocarbonetos e foi perfurado em uma profundidade de água de 4.068 pés (1.240 metros). As operações estão em andamento em Barreleye-1 e Lukanani-1.
As três descobertas estão a sudeste dos empreendimentos de Liza e Payara e levam a cinco as descobertas feitas pela ExxonMobil na Guiana em 2022.
“Essas descobertas e a estimativa atualizada de recursos aumentam a confiança que temos em nossa ambiciosa estratégia de exploração para o Bloco Stabroek e ajudarão a informar nossos futuros planos de desenvolvimento para a parte sudeste do bloco”, disse Liam Mallon, presidente da ExxonMobil Upstream Company. “A ExxonMobil continua comprometida em entregar valor em um ritmo acelerado ao povo da Guiana, nossos parceiros e acionistas, e fornecer energia acessível de forma confiável para atender à crescente demanda em todo o mundo.”
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Blocos de petróleo na Guiana explorados pela maior petroleira dos EUA prometem produzir mais de 800 mil barris dia até 2025
Atualmente, a ExxonMobil tem quatro projetos sancionados na Guiana. A Liza Phase 1 está produzindo aproximadamente 130.000 barris por dia usando o navio de armazenamento e descarga de produção flutuante Liza Destiny (FPSO). A Liza Phase 2, que começou a ser produzida em fevereiro, está aumentando constantemente sua capacidade para 220.000 barris por dia usando o FPSO Liza Unity. Espera-se que o terceiro projeto, Payara, produza 220.000 barris por dia; a construção em seu navio de produção, o Prosperity FPSO, está em execução aproximadamente cinco meses antes do previsto, com inicialização provavelmente antes do final do ano de 2023. Espera-se que o quarto projeto, Yellowtail, produza 250.000 barris por dia quando o ONE GUYANA FPSO entrar em operação em 2025.
O Bloco Stabroek da Guiana tem 6,6 milhões de acres (26.800 quilômetros quadrados). A afiliada da ExxonMobil, Esso Exploration and Production Guyana Limited, é a operadora e detém 45% de participação no Bloco. A Hess Guyana Exploration Ltd. detém 30% de participação, e a CNOOC Petroleum Guyana Limited detém 25% de participação.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.