Explosão e incêndio na plataforma de petróleo Akal Bravo, operada pela Pemex no Golfo do México, resultam em catastrófico acidente, estima-se que havia 28 trabalhadores no local e 14 ficaram feridos.
Uma explosão seguida de incêndio devastou a plataforma de petróleo Akal Bravo, localizada no Golfo do México, causando um dos maiores desastres ambientais da região. O incidente, ocorrido na tarde de 6 de abril, levou ao colapso da instalação offshore, no caso 14 trabalhadores ficaram feridos, atualizado às 10h da manhã desse domingo (07) pela PEMEX (Petróleos Mexicanos).
O desastre começou com uma explosão repentina na plataforma de perfuração em águas profundas, seguida por um incêndio que assolou a estrutura por mais de um dia. A investigação em andamento visa determinar as causas da explosão e avaliar as medidas de segurança na operação das plataformas de petróleo no México.
Empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) operava a plataforma de petróleo
A plataforma, operada pela empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), faz parte do complexo Cantarell na Sonda de Campeche, região crucial para a produção de petróleo no México. O incidente não só gerou uma grande mobilização de recursos de emergência, mas também acendeu alertas sobre a segurança e os impactos ambientais da exploração offshore de petróleo no país.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
A Guarda Costeira desempenhou um papel vital, mobilizando 14% de sua força de trabalho para gerir a crise. A situação foi agravada pelo incêndio no setor de tubulações de combustível da plataforma, que foi prontamente controlado, minimizando danos adicionais.
Sobre projeto Cantarell, que abriga a plataforma Akal Bravo, situa-se na costa do Estado de Campeche, México
O projeto Cantarell, localizado nas águas territoriais da Plataforma Continental do Golfo do México, está estrategicamente posicionado entre 40 e 50 metros de profundidade, cerca de 80 quilômetros de Ciudad del Carmen, em Campeche. Este projeto é notável por sua proximidade com importantes ativos de produção e campos petrolíferos, incluindo Ku Maloob Zaap ao noroeste, Ek-Balam ao leste, e a Região Marinha do Sudoeste a oeste.
Compõe-se de campos significativos como Akal, Chac, Ixtoc, Kambesah, Kutz, Nohoch, Sihil e Takín, delineando o escopo e a importância do Cantarell na indústria de energia mexicana. O planejamento de Cantarell até 2027 prevê alcançar uma produção acumulada impressionante de 1.592,8 milhões de barris de petróleo e 938,4 bilhões de pés cúbicos de gás, com um investimento planejado de 306.339 milhões de pesos.
Este ambicioso plano de exploração inclui a perfuração de 130 poços de desenvolvimento e um poço de injeção, grandes intervenções como 145 reparações e 8 conversões para poços de injeção, além de 1.476 pequenas reparações e 288 obstruções. Também está prevista a construção de 6 plataformas de produção, uma plataforma de petróleo de processo, instalação de estruturas tipo tripé, e a construção de 34 dutos para transporte de fluidos.