Expectativas para o setor de óleo e gás em 2019: Empregabilidade e negócios já concretizados

Expectativas para o setor de óleo e gás em 2019: Empregabilidade e negócios já concretizados fpso

Depois dos últimos anos de recessão, 2018 foi o ano que muitos negócios e contratos foram fechados na Bacia de Campos e Santos, abrindo caminho para uma nova fase no ramo de óleo e gás brasileiro. Entendam o que acontecerá a partir de 2019.

O setor de óleo e gás brasileiro como todos sabem é uma das industriais mais ativas de nosso território, tanto em termos de empregabilidade quanto de contribuição para o nosso produto Interno Bruto. Mas nos últimos anos, a forte recessão econômica retraiu o setor, desfazendo ou deixando de fazer negócios com a Petrobras que até então, era obrigada a operar todos os principais ativos do país, marco este que foi derrubado por uma emenda parlamentar, possibilitando a abertura de mercado para outras operadoras.

Negócios e operações já concretizadas para 2019

Todos sabemos que o foco da Petrobras no momento é o pré-sal, para isso ela precisou se desfazer de alguns ativos e entrar com consórcio com outras empresas, isso possibilitou entrada e fluxo de caixa, direcionando investimentos para onde ela sabe que terá lucro, e foi exatamente o que aconteceu!

Em novembro a Petrobras, até então sob a gestão de Ivan Monteiro( que deixará o cargo em 2019 para dar lugar a Castello Branco), anunciou a recuperação de sua capacidade de investimentos, ou seja, voltou a dar lucro. Até mesmo Bolsonaro que era a favor da privatização da estatal, teve que recuar dado os números. Entendam, não há especulações, são números reais e já consolidados no mercado.

Com a divulgação do novo plano de negócios da Petrobras 2019 – 2023 anunciado na semana passada, há um novo leque de oportunidades entendam alguns a curto prazo:

  • Novas frentes dos leilões feitos no ano passado e este ano
  • Revitalização de poços maduros
  • Venda de poços maduros para outras operadoras
  • Descomissionamento de plataformas
  • Paradas de manutenção programadas
  • Obras do Comperj

*Nota: Estes são apenas negócios já fechados e/ou em andamento para 2019, mas a longo prazo ainda há muito coisa para acontecer, como contratações de novos FPSO’s e novas perfurações que serão feitas por multinacionais já instaladas pelo país e que ganharam ativos nos últimos leilões do petróleo.

Como fazer parte deste mercado e do novo ciclo de prosperidade?

1 – Apesar de haver ativos de petróleo em todo território nacional, a maior parte das explorações estão localizadas no sudeste Rio de Janeiro e Espirito Santo e algumas região do Nordeste, então é necessário disponibilidade para morar nestas regiões.

2 – Formação técnica ou superior em engenharia é extremamente essencial para atividades nesta modalidade, principalmente dado ao grande números de FPSO’s produzindo e que ainda estão para produzir nos próximos anos. Recomendamos um bom curso de OPERADOR DE PRODUÇÃO MINISTRADO PELA IQTO, fale com eles no Whatsapp clicando aqui para mais informações.

3 – Infelizmente por questão de custos, as empresas não estão pagando mais os cursos de CBSP+HUET, se desejarem obter estas qualificações profissionais com um preço mais em conta e reconhecido no mercado, falem com a Shelter Treinamentos aqui, digam foi indicação do Click Petróleo e Gás para obter benefícios exclusivos.

4 – Inglês é fundamental se quiser trabalhar em uma multinacional, simplesmente não tem jeito e não há como fugir deste fato. A boa notícia é que em 6 meses este problema poderá ser resolvido com o CURSO DE INGLÊS PARA INICIANTES ONLINE, ele é um do melhores avaliados no Brasil com aprendizado garantido.


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.