Instituto Federal ajuda no intercâmbio de graça nos EUA: essa é uma oportunidade única para estudar de graça nos EUA com tudo pago. Confira os benefícios e como participar do intercâmbio nos EUA.
Aqueles que estão em busca de um intercâmbio de graça nos EUA com todas as despesas pagas devem ficar atentos. A possibilidade é real e está sendo oferecida pelo Instituto Federal, através da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais. A vaga para estudar de graça nos EUA é única e pode alavancar seu currículo profissional para o exigente mercado de trabalho atual.
Saiba quem pode fazer o intercâmbio nos EUA pelo Instituto Federal
O processo seletivo para estudar de graça nos EUA compõe o programa Community College Initiative (CCI), que é custeado pelo Congresso Americano, através do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, sob responsabilidade da Embaixada Americana no Brasil.
O estudante selecionado para o intercâmbio de graça nos EUA pelo Instituto Federal será contemplado com uma bolsa de estudos onde já estão inclusas taxas escolares, alojamento e alimentação, auxílio mensal para cobrir despesas adicionais de estadia, transporte de ida e volta para os Estados Unidos, além de seguro saúde e curso intensivo de inglês com duração de quatro semanas.
- Quer se qualificar de graça? Firjan SENAI abre mais de 150 vagas em cursos gratuitos com início ainda em novembro; Veja como participar
- Instituto Federal abre inscrições com MAIS DE MIL vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio sem necessidade de prova
- Estude na Universidade de Cambridge sem gastar nada! Inscrições abertas para brasileiros do ensino médio de 15 a 17 anos!
- Para combater escassez no mercado de TI, Universidade de Stanford oferece mais de 200 vagas em cursos gratuitos para brasileiros nas áreas de Python, Ciência da Computação, bancos de dados, Mecânica Quântica e mais!
As vagas para intercâmbio nos EUA é voltada para alunos de um dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre (Ifac). Fora isso, também é necessário que o estudante tenha mais de 18 anos até junho de 2025 e já tenha concluído o ensino médio.
Outra exigência é que o aluno tenha concluído, até o ato da inscrição, entre 25% a 75% da carga horária total do curso, além de apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) mínimo de 70%.
Como se inscrever no intercâmbio de graça nos EUA
O Instituto Federal também estabelece que os candidatos possuam frequência mínima no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e não possua processo disciplinar instaurado ou ainda em aberto. Outra condição é que o estudante tenha pouca ou nenhuma experiência nos Estados Unidos e, também, não tenha sido bolsista de qualquer outro programa de mobilidade internacional presencial do IFAC.
Os interessados em estudar de graça nos EUA e que cumprem os requisitos exigidos pelo Instituto Federal devem realizar a inscrição até o dia 8 de dezembro por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela instituição.
Junto ao formulário, o candidato interessado no intercâmbio de graça nos EUA deve ainda anexar um documento de identificação oficial com foto e histórico escolar, além dos Formulários Student Application e Participant Medical History and Examination, ambos disponíveis no edital. Segundo o edital do Instituto Federal, o intercâmbio de graça nos EUA tem previsão de ser realizado entre junho de 2025 e maio de 2026.
Vantagens do intercâmbio nos EUA
Ao estudar de graça nos EUA, o aluno terá a oportunidade de praticar diariamente, seja em situações cotidianas, conversas informais ou interações acadêmicas. Desta forma, com essa imersão na língua inglesa, o aluno não apenas melhora suas habilidades de comunicação, mas também desenvolve fluência, compreensão auditiva e capacidade de expressão em vários contextos linguísticos.
Durante o intercâmbio nos EUA, é possível experimentar a riqueza e a diversidade cultural americana, vivenciando de perto as tradições, os costumes e os modos de vida únicos de várias regiões do país.
Um intercâmbio vai além de aprimorar suas habilidades, sendo também um diferencial valioso para o currículo. Ao demonstrar iniciativa, adaptabilidade e proficiência em outro idioma, é possível destacar suas competências e capacidades de enfrentar desafios em ambientes internacionais.