1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Estado do Ceará bate recorde e ultrapassa mais de 8 mil sistemas de energia solar na geração distribuída
Localização CE Tempo de leitura 2 min de leitura

Estado do Ceará bate recorde e ultrapassa mais de 8 mil sistemas de energia solar na geração distribuída

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/10/2020 às 11:38
Ceará - energia solar
Painéis de energia solar

O Ceará está ocupando a segunda posição como o maior produtor de energia solar do País. O Estado fica atrás apenas do Piauí, com 989,9 MW. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

Mais uma vez batendo recorde –  O estado do Ceará já possui mais de 8 mil sistemas de energia solar contando com mais de 129,4 megawatts (MW) na geração de energia distribuída. Apesar de ficar em terceiro no ranking, com 776,8 MW, a Bahia já tem um volume maior em operação (652,2 MW) por abrigar um parque solar de 652,2 MW em funcionamento. Outros 124,6 MW devem ser construídos.

Leia também

Fortaleza – Ceará é destaque em energia solar

Um dos destaques no Ceará é a capital, Fortaleza. Sozinha, possui 35,8 MW operacionais e ocupa a quarta posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

De acordo com o levantamento mais recente da ABSOLAR, o ranking estadual da geração solar distribuída é liderado por Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. No ranking municipal, a primeira colocada é Uberlândia (MG), seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Brasília (DF).

Energia solar fotovoltaica bate marca de 200 mil empregos no Brasil

A energia fotovoltaica bateu a marca de 200 mil empregos no Brasil, aponta levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O dado leva em conta os segmentos de geração distribuída e centralizada desde 2012, incluindo todos os cargos que envolvem o setor, com profissionais desde instalação, engenharia, fabricação, logística, vendas até administração das empresas.

De acordo com a entidade, a remuneração média dos empregos gerados pelo setor supera dois salários mínimos, acima da média nacional. “Os números estão crescendo rápido e o setor está se tornando importante para a economia.

A capacidade total cresceu mesmo em meio as restrições causadas pela pandemia de COVID-19”, declarou o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, em webinar promovido pela Smarter E.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos