1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Equinor integra manifesto de empresas em defesa do combate ao desmatamento na Amazônia
Localização AM Tempo de leitura 3 min de leitura

Equinor integra manifesto de empresas em defesa do combate ao desmatamento na Amazônia

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 09/07/2020 às 10:02
Equinor Amazônia Desmatamento
Floresta Amazônica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Equinor é uma das empresas signatárias do manifesto em defesa da agenda do desenvolvimento sustentável e do combate ao desmatamento na Amazônia, endereçado ao Vice-Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.  A empresa norueguesa está engajada nessa iniciativa ao lado de um grupo de companhias e grupos empresariais dos setores industrial, agrícola e de serviços, além de instituições, entre elas o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do qual a Equinor é associada. Além do Governo Federal, o documento também foi enviado ao Supremo Tribunal Federal, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Procuradoria Geral da República (PGR).

Ao defender o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e o desenvolvimento sustentável, a Equinor reconhece que proteger as florestas é uma das ferramentas mais importantes para combater as mudanças climáticas. “O Brasil possui enormes reservas de petróleo e gás e alto potencial de desenvolvimento de energias renováveis, como solar e eólica. O país é uma das três principais áreas da Equinor e onde cresceremos significativamente. Nossos negócios no Brasil são baseados nos princípios do desenvolvimento sustentável, e essa agenda é fundamental para nossa estratégia de longo prazo.”, lembra Paulo Van der Ven, VP de Sustentabilidade da Equinor Brasil.

No manifesto, as empresas signatárias se colocam à disposição para contribuir em temas como:

  • · Combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia e demais biomas brasileiros;
  • · Inclusão social e econômica de comunidades locais para garantir a preservação das florestas;
  • · Minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais, buscando eficiência e produtividade nas atividades econômicas daí derivadas;
  • · Valorização e preservação da biodiversidade como parte integral das estratégias empresariais;
  • · Adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono;
  • · Direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e de baixo carbono; e
  • · Pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia da COVID-19 condicionada a uma economia circular e de baixo carbono.

O documento finaliza ressaltando o grande potencial de recursos que o Brasil tem para avançar em direção a um futuro planejado e sustentável.

SOBRE A EQUINOR 

A Equinor é uma empresa global de energia sediada na Noruega, com operações em mais de 30 países. É hoje uma das maiores operadoras offshore do mundo e com uma atuação crescente em energias renováveis. 

Presente desde 2001 no Brasil,  a Equinor é a maior operadora internacional do país em volume operado, com uma produção média de 100 mil barris. Com um sólido e diversificado portfólio de óleo e gás, a Equinor Brasil possui ativos em diferentes estágios, da exploração à produção, e importantes projetos em desenvolvimento, além de uma planta de energia solar.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos