A Glencore prepara agora a sua mina com 100% da frota eletrificada, uma das primeiras no ramo da mineração mundial, e realizou a aquisição de 23 equipamentos da companhia Epiroc para garantir uma tecnologia de ponta no novo empreendimento.
A companhia Glencore está avançando fortemente no seu projeto de mineração da mina com 100% da frota eletrificada, uma das primeiras nesse segmento em todo o mercado mundial. A empresa adquiriu um total de 23 equipamentos à bateria da companhia Epiroc para a utilização na nova planta de mineração. Dessa forma, haverá não só mais eficiência ambiental, como também mais automação e garantia de qualidade na exploração de níquel.
Projeto de mina com frota eletrificada da Glencore contará com equipamentos de mineração à bateria da empresa Epiroc para mais sustentabilidade na operação
A companhia Epiroc anunciou recentemente uma nova e significativa parceria no ramo da mineração mundial com foco na sustentabilidade, um contrato de fornecimento de equipamentos e máquinas à Glencore.
A empresa está desenvolvendo uma mina com frota eletrificada e a Epiroc está sendo a responsável pelo fornecimento de grande parte das máquinas essenciais para o desenvolvimento da automação e sustentabilidade no projeto de mineração limpa.
- Furnas pode se tornar uma gigantesca jazida subterrânea de ouro e cobre para gerar empregos e mudar toda uma economia
- Trabalhe na nova fábrica da Heineken! Mais de 300 vagas de emprego abertas para profissionais de Minas Gerais
- Brasil vira alvo global: Valiosos elementos de terras raras são encontrados em Minas Gerais
- Brasil ‘surpreende’ ao vender um enorme depósito de Nióbio e terras raras por mais de R$ 100 MILHÕES para uma mineradora australiana em Araxá, Minas Gerais!
A Glencore está a todo vapor com o desenvolvimento de uma nova mina de níquel e cobre em Ontário no Canadá, prevista para entrar em operação já no ano de 2024, e agora aposta em um novo segmento da mineração, a eletrificação das operações.
Isso, pois a mina será uma das primeiras com 100% da frota eletrificada, com 23 equipamentos da Epiroc contribuindo para isso. Entre os equipamentos a bateria fornecidos pela empresa, a frota eletrificada da Glencore inclui carregadeiras Scooptram, caminhões Minetruck, perfuratrizes de face Boomer, perfuratrizes para atirantamento Boltec e Cabletec e perfuratrizes Simba.
Além disso, todos os equipamentos da mina da Glencore serão equipados com a tecnologia Rig Control System da Epiroc, tornando-as prontas para automação e controle remoto. A companhia de mineração poderá então ter mais eficiência e controle de suas operações, minimizando os impactos ambientais da exploração de níquel e cobre no setor.
Ademais, os sistemas também permitirão a integração das funcionalidades das máquinas para garantir mais eficiência e um forte aumento na produtividade diária, reduzindo custo e tempo de operação na mina sustentável.
Companhia comemora parceria com a Glencore para fornecimento de equipamentos para a frota eletrificada da mina de cobre e níquel e prevê expansão no mercado
A executiva Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc, comentou sobre a nova parceria com a Glencore e disse que a empresa está dando um grande salto no mercado da mineração mundial com o novo contrato. Além disso, ela destacou que a empresa está animada em garantir a sua tecnologia de ponta de equipamentos a bateria para contribuir com o plano de sustentabilidade da mineradora em seu projeto.
Já Peter Xavier, Vice-Presidente de Operações Integradas de Níquel da Glencore, comentou sobre o futuro da mineração sustentável e as projeções da mina e disse que “A Epiroc obteve alta pontuação em quesitos como segurança, design e teste de todo o sistema de baterias. A Epiroc também oferece baterias de grande capacidade, usa um protocolo de carregamento CCS padrão, possui um sistema de troca de baterias e os designs são universais e compatíveis. Além disso, as baterias têm sistemas de refrigeração e de segurança integrados”.
Entre os benefícios da utilização de uma frota eletrificada, estão a eliminação de emissões nas operações, redução da poluição sonora e redução de custos. Assim, a Glencore investe agora não só na sustentabilidade, mas também em melhorias de logística e produção para a sua mina de níquel e cobre.