1. Início
  2. /
  3. / Enquanto a Petrobras foca no pré-sal, concorrentes diversificam seus negócios
Tempo de leitura 2 min de leitura

Enquanto a Petrobras foca no pré-sal, concorrentes diversificam seus negócios

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/03/2019 às 16:09
Atualizado em 12/03/2019 às 10:02

Sem categoria

Petrobras pré-sal concorrentes negócios

A Petrobras corre contra o tempo para produzir tudo o que o pré-sal brasileiro pode oferecer antes da inevitável transição energética, mas especialistas se mostram preocupados

Ao passo que outras gigantes petroleiras globais alternam e até mesmo fazem transições para um mercado diferenciado no setor de energia, como por exemplo o ramo petroquímico e energias limpas/ renováveis, a Petrobras mantém seu escopo e foco em apenas um segmento de serviços, se tornando cada vez menos flexibilizada em comparação às principais operadoras.

Não é surpresa que a Petrobras está apostando tudo no pré-sal, com foco na produtividade de petróleo e gás, com um projeto intenso de desvestimentos para diminuir seus défices e aumentar o caixa da estatal.

O Valor consultou alguns analistas experientes neste tipo de mercado, muitos deles estão com opiniões divididas se esta estratégia é realmente um bom negócio para à Petrobras, porque inevitavelmente o consumo de combustíveis estão a diminuir a longo prazo e enquanto outras empresas mostraram interesse em outros tipos de atividades, a estatal brasileira se mostra estática.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em cerca de dois meses já mostrou seu interesse em vender a Liquigás, Braskem e diminuir a parcela no mercado de refina da BR Distribuidora.

Na opinião de Adriano Pires, diretor do  Centro Brasileiro de Infraestrutura( CBIE), como a estatal é a maior exploradora em campos do pré-sal do mundo, quaisquer outras aplicações e investimentos oriundos de seus caixa, não vale muito apena neste momento porque não trará retorno financeiro esperado.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos