1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia Solar – Rio de Janeiro e Curitiba estudam projeto que visa a instalação de painéis solares em aterros sanitários desativados
Localização PR, RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Energia Solar – Rio de Janeiro e Curitiba estudam projeto que visa a instalação de painéis solares em aterros sanitários desativados

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/10/2020 às 10:51
Projeto, energia solar, aterros sanitários, Rio de Janeiro
Painéis de energia solar
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Além de estudarem a possibilidade de instalar energia solar em aterros, a cidade de Curitiba ainda projeta colocar em terminais de ônibus

Curitiba e Rio de Janeiro estudam o uso da energia solar em aterros sanitários desativados. Além dos aterros sanitários, Curitiba estuda o uso da energia solar em terminais de ônibus. Esses tipos de projetos são mais comuns em países europeus e da américa do norte. No Brasil, tais projetos são caracterizados como avanço para o setor.

Veja ainda outras notícias:

Com este projeto, tanto a CFF quanto a Absolar esperam compartilhar a ideia de usar energia solar em aterros sanitários e se espalhar no Brasil e outras cidades da região. A Absolar e a CFF assinaram um Memorando de Entendimento para colaborar com os projetos, informou a associação em nota a imprensa divulgada nesta quinta-feira.

O CFF é uma parceria com a Organização Internacional Alemã (GIZ), que oferece às cidades uma ação climática ambiciosa por meio de suporte técnico e financeiro. Nesta fase, a CFF apoia projetos solares inovadores no Rio de Janeiro e em Curitiba.

A Absolar e CFF podem combinar experiência e capacidades para apoiar os municípios brasileiros, não apenas na preparação de projetos solares fotovoltaicos, mas também na formulação de mecanismos de políticas para promover o uso público e privado da energia solar. As duas entidades também organizarão eventos e seminários sobre o tema.

O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia disse que “Estamos muito motivados a cooperar com a C40 e a GIZ no desenvolvimento de novos programas e iniciativas fotovoltaicas para permitir que municípios, empresas e cidadãos usem essa tecnologia renovável competitiva para reduzir custos, criar novas oportunidades e apoiar metas de sustentabilidade. A energia solar é definitivamente parte da solução para enfrentar os desafios locais e globais das mudanças climáticas e uma ferramenta estratégica para municípios do Brasil e de outros países”.

O diretor regional do C40, Manuel Oliveira, disse que “É um passo importante para fomentar energias limpas e renováveis em cidades de todo o Brasil e apoiá-las no cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris e reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao mesmo tempo em que melhora a segurança energética, gerando importantes economia e criação de novos empregos verdes”.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos