Em 2020, a energia eólica deve manter de 2 a 3 GW. Mas em 2021, é previsto que os leilões de energia renovável sejam retomados e chegue a 5GW
A expansão do mercado de energia renovável, mais precisamente no setor eólico deste ano só deve ser atribuída ao ACL. O leilão de energia deste ano é apenas a energia A-1 existente. Portanto, a fonte eólica deve ter capacidade instalada contratada de 2 a 3 GW até o final do ano, mantendo o volume reportado do departamento nos últimos dois anos. Para 2021 a expectativa é de aceleração pela retomada de leilões de energia nova e a contratação normal do ACL que poderá chegar a 5 GW.
Veja também:
- Líder na produção de alimentos e bebidas, gigante Nestlé abre vagas de emprego nas áreas de finanças, suprimentos, administrativo e muito mais
- Usina produtora de etanol e açúcar contrata eletricista, mecânico, soldador, operador e mais, para Minas Gerais e Alagoas
- Apesar do prejuízo de 1,5 bilhão de reais, Petrobras registrou resultados supreendente bons, no terceiro trimestre
Segundo Élbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica ABEEólica, “Não haverá leilão, provavelmente. A declaração das distribuidoras não foi animadora para este ano.”
Ela ainda lembrou que em 2021, “se tivermos a confirmação de um crescimento da economia na ordem de 2,5% poderemos ter leilão e esperamos alguma coisa entre 1 e 2 GW de contratação além dos 2 a 3 GW do ACL”.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
A executiva acrescentou que a expansão dos recursos no mercado livre foi resolvida e que a fala do economista Joaquim Levy no primeiro painel do evento a deixou animada com o futuro.
O Diretor de Estratégia Econômica do Banco Safra comentou que as pessoas se interessam pelo mercado financeiro de energia renovável, e é considerado um ativo mais seguro do que a energia fóssil, que as taxas de mercado estão mais baixas até que do BNDES a depender do prazo.
Élbia prevê que, em primeiro lugar, haverá competição entre os métodos de geração de energia eólica onshore e offshore, e o nível atual de demanda no país é baixo. Mas, no médio e longo prazo, essa visão e a forma de liberar essa energia devem equilibrar a questão das duas formas de gerar energia por meio dos ventos.