1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Enel e Tim firmam parceria para construção de usinas de energia solar no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Enel e Tim firmam parceria para construção de usinas de energia solar no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/03/2021 às 11:43
Enel - Tim - energia solar - usinas
Usina de energia solar – Fonte: reprodução google

Enel e Tim apostam na construção de novas usinas de energia solar na Bahia

Nesta quarta-feira (24), a Tim e a Enel X anunciaram uma parceria para começar a construir mais duas usinas de energia solar no Brasil. Em andamento desde abril do ano passado, o projeto, da Tim e Enel, prevê uma usina de energia solar na cidade de América Dourada e outra em Ibitirá, as duas residentes da Bahia. Juntas, a Tim e Enel somarão mais de 24 mil painéis de energia solar com capacidade de 9,919 Mega-Watt pico (MWp), o suficiente para abastecer com energia os 716 sites da Tim no estado.

Leia também

Usinas de energia solar construídas pela Tim e Enel reduzem níveis de CO

As usinas devem começar a funcionar no segundo semestre deste ano e tem a expectativa de reduzir a emissão de 13 mil toneladas de CO2 por ano. Com as inovações a Enel X pretende alcançar 27,1 MWp em energia solar voltada para o setor industrial por meio de células fotovoltaicas, um dispositivo que utiliza reações químicas espontâneas para convertê-la em energia elétrica.

Conforme o modelo de negócio fechado, o contrato das usinas com a Tim será válido por 15 anos. O projeto das usinas, que visa redução de carbono e distribuição de energia limpa, está nos planos da empresa desde 2017. A companhia já possui 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás, e fechou 2020 com 24,5% de seu consumo de energia gerado por fontes renováveis.

Energia solar nos planos da Tim em 2022

A Tim espera alcançar a marca de 60 unidades de energia solar com geração mensal de 38GWh, em 2022. Essa energia é suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Pensando ainda mais a frente, em 2025, a companhia almeja chegar a 90% de energia limpa.

Bruno Gentil, Diretor de Suporte de Negócios da Tim, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa da empresa.

O Diretor complementa: “Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética”.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos