Enel e Tim apostam na construção de novas usinas de energia solar na Bahia
Nesta quarta-feira (24), a Tim e a Enel X anunciaram uma parceria para começar a construir mais duas usinas de energia solar no Brasil. Em andamento desde abril do ano passado, o projeto, da Tim e Enel, prevê uma usina de energia solar na cidade de América Dourada e outra em Ibitirá, as duas residentes da Bahia. Juntas, a Tim e Enel somarão mais de 24 mil painéis de energia solar com capacidade de 9,919 Mega-Watt pico (MWp), o suficiente para abastecer com energia os 716 sites da Tim no estado.
Leia também
Usinas de energia solar construídas pela Tim e Enel reduzem níveis de CO
As usinas devem começar a funcionar no segundo semestre deste ano e tem a expectativa de reduzir a emissão de 13 mil toneladas de CO2 por ano. Com as inovações a Enel X pretende alcançar 27,1 MWp em energia solar voltada para o setor industrial por meio de células fotovoltaicas, um dispositivo que utiliza reações químicas espontâneas para convertê-la em energia elétrica.
Conforme o modelo de negócio fechado, o contrato das usinas com a Tim será válido por 15 anos. O projeto das usinas, que visa redução de carbono e distribuição de energia limpa, está nos planos da empresa desde 2017. A companhia já possui 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás, e fechou 2020 com 24,5% de seu consumo de energia gerado por fontes renováveis.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Energia solar nos planos da Tim em 2022
A Tim espera alcançar a marca de 60 unidades de energia solar com geração mensal de 38GWh, em 2022. Essa energia é suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Pensando ainda mais a frente, em 2025, a companhia almeja chegar a 90% de energia limpa.
Bruno Gentil, Diretor de Suporte de Negócios da Tim, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa da empresa.
O Diretor complementa: “Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética”.