1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresas desenvolvem carregador mais rápido do mundo para carros elétricos; tecnologia é capaz de completar bateria em apenas 15 minutos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresas desenvolvem carregador mais rápido do mundo para carros elétricos; tecnologia é capaz de completar bateria em apenas 15 minutos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/05/2022 às 13:39
carro elétrico - carros elétricos - eletropostos - carregadores
Eletroposto ultrarrápido fruto de parceria das empresas Eviny e a ABB -Imagem: Divulgação

Empresas da Noruega desenvolveram novos carregadores ‘super rápidos’ para carros elétricos. O produto possui capacidade máxima de 360 kW e é capaz de carregar totalmente um veículo a bateria em apenas 15 minutos.

A Noruega recebeu nesta segunda-feira (9) dois carregadores para carros elétricos do modelo Terra 360, que é capaz de carregar um carro elétrico por completo em apenas 15 minutos. O Eletroposto possui capacidade máxima de 360 kW, o que é muito maior do que a maioria dos carregadores rápidos atuais, que possuem potência que varia entre 50 e 150 kW. Os equipamentos foram instalados na estância de esqui da Noruega, situados na cidade de Geilo e também no Oasen Shopping Center, cidade de Bergen, a segunda maior do país. Cada um dos carregadores tem capacidade de carregar dois veículos ao mesmo tempo. O projeto é resultado de uma parceria entre a ABB e a Eviny, ambas são fornecedoras de carregadores para carros elétricos.

Eletroposto para carros elétricos funcionam em climas extremos

ABB instalou os primeiros carregadores Terra 360 – Reprodução/Youtube

Os dois carregadores para carros elétricos servirão como  “projeto piloto” e devem ser seguidos por uma instalação maior no País e também na Suécia. De acordo com a ABB e Eviny, fabricantes do produto, os mesmos servem como uma pequena demonstração da capacidade da tecnologia de funcionar em condições extremas de clima.

A Noruega, que possui um território um pouco maior que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos, tenta se tornar o primeiro país a eliminar a comercialização e uso de carros com motores a combustão de gasolina e diesel até 2025. Os carros elétricos foram cerca de 64,5% da venda de veículos novos no país no último ano, quase dois a cada três veículos.

A Eviny já possui mais de 400 carregadores rápidos atualmente, instalados em mais de 150 locais em toda a Noruega. De acordo com o CEO da Eviny em nota, Jannicke Hilland, a transição para o uso de carros elétricos está se expandindo rapidamente na Noruega e para continuar liderando a transição, é necessário implementar os eletropostos mais rápido. O executivo ainda destaca que a companhia está orgulhosa em ser a primeira do mundo a utilizar o produto da ABB.

Informações adicionais sobre o carregador ultrarrápido

A empresa ABB anunciou o carregador mais rápido do mundo em 2021 e o produto recebeu ofertas de ações de US$ 3 bilhões, o que, na época, era o equivalente a R$ 16,1 bilhões.

O equipamento consegue entregar, em apenas 3 minutos de recarga, 100 km de autonomia e é voltado para clientes comerciais, sendo ideal para estações de reabastecimento, estacionamento comercial e carregamento de frotas de veículos. O carregador possui uma saída máxima de 360 kW, reduzindo drasticamente o tempo na fila de espera.

Empresa suíça desenvolve carregador portátil

A empresa suíça Juice Technology, está desenvolvendo um novo carregador portátil para carros elétricos que pode ser adaptado às tomadas tipo 2 e 1, e de pequenas dimensões, tornando seu transporte muito mais fácil e descomplicado.

O objetivo do carregador é oferecer uma alternativa quando não há um posto de carregamento acessível para os veículos a bateria. A empresa também afirma em nota que é necessário fazer com que a energia seja mais acessível aos condutores de modelos elétricos.

O produto atua como uma estação de carregamento portátil de 22 kW que funciona em todos os veículos elétricos com tomadas de carregamento tipo 2 ou 1, tornando possível que seja funcional em todo o mundo. A companhia destaca que isso é possível por conta de um sistema de adaptadores que atuam de forma parecida com um hub USB Universal que unifica todas as tomadas de carregamento.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos