Uma nova solução promete revolucionar o transporte sustentável, otimizando os sistemas de refrigeração e combustível em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio
A Continental, gigante global em soluções automotivas, anunciou um avanço importante para o setor de transporte sustentável. A empresa desenvolveu uma nova solução para sistemas de refrigeração e combustível em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio.
A inovação promete reduzir o desgaste de materiais, aumentar a autonomia e prolongar a vida útil dos veículos, trazendo avanços importantes para a mobilidade sustentável.
Inovação no sistema de resfriamento com borracha sintética
A Continental desenvolveu um sistema de resfriamento para o trem de força de veículos comerciais movidos a hidrogênio, projetado para minimizar a lixiviação de íons no circuito de fluido.
-
Nissan planeja Sentra com 204 cv para disputar mercado com o Corolla, Civic e BYD King
-
Conheça 4 carros da Toyota que já foram registrados no INPI, mas ainda não são vendidos no Brasil
-
Choque para motoristas: governo quer reduzir velocidade no Brasil para apenas 30 km/h nas ruas e 80 km/h nas estradas, prometendo diminuir o número de mortes no trânsito, que já ultrapassam 600 em 2025
-
Uber: 3 novas regras que motoristas e passageiros precisam saber em 2025 para evitar cancelamentos e multas inesperadas!
Essa inovação utiliza linhas feitas com borracha sintética à base de EPDM (etileno-propileno-dieno), um material destacado pela alta resistência à penetração de íons indesejados.
Essa tecnologia resolve um problema crítico: a lixiviação de íons pode causar degradação de componentes essenciais, como a membrana de troca de prótons (PEM), responsável pelo funcionamento da célula de combustível.
Com a nova solução, o desgaste é reduzido, e a vida útil dos componentes aumenta, resultando em menor custo de manutenção.
Barreira termoplástica
Um dos grandes desafios no uso de hidrogênio como fonte de energia é sua baixa densidade e alta volatilidade, o que aumenta o risco de vazamentos.
Para enfrentar esse problema, a Continental desenvolveu uma linha de hidrogênio com uma barreira termoplástica especial, que impede que as moléculas de hidrogênio escapem, mesmo com sua diminuta dimensão.
Com isso, o sistema torna-se mais seguro, evitando misturas inflamáveis de hidrogênio com ar, que poderiam causar acidentes.
Além da segurança, a nova tecnologia reduz a perda de combustível por permeação, aumentando a autonomia dos veículos com células de combustível.
Original Equipment Solutions (OESL)
A inovação é fruto da experiência da nova área de negócios da Continental, a Original Equipment Solutions (OESL), uma unidade do grupo ContiTech.
Essa área foi criada para fornecer suporte técnico especializado a fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e desenvolver soluções avançadas para a transição rumo à mobilidade sustentável.
A OESL reúne décadas de conhecimento da Continental em circuitos de fluidos e motores de combustão para aplicá-los a sistemas de propulsão baseados em hidrogênio.
A combinação de expertise em materiais e engenharia de alta precisão permite criar soluções que conciliam estanqueidade, flexibilidade e resistência a altas pressões — fatores críticos para o desempenho seguro e eficiente dos veículos movidos a hidrogênio.
Com informções de ecoinventos.