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Empresa de fertilizantes, Yara Brasil, estabeleceu a primeira remessa de adubos por cabotagem no país

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/08/2022 às 10:11
Fertilizantes, cabotagem, Brasil
Foto: reprodução www.pexels.com

A subsidiária da fabricante norueguesa de fertilizantes, Yara Brasil, realizou a embarcação, pela primeira vez, de adubos por cabotagem em solo brasileiro

A empresa Yara Brasil, subsidiária da fabricante norueguesa de fertilizantes, efetivou nesta segunda-feira, 01, o primeiro embarque de adubos a granel através da cabotagem no Brasil, informou a empresa em nota.

De acordo com a empresa de fertilizantes, foram enviadas 15 mil toneladas de adubos especiais de sua fábrica de produção de Rio Grande, Rio Grande do Sul, para sua misturadora em São Luís, Maranhão. O produto foi mandado na segunda-feira e deve chegar ao Maranhão no prazo de sete dias.

A Yara Fertilizantes do Brasil declarou que a cabotagem irá abastecer especialmente os produtores de soja do Matopiba, região estabelecida pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que não eram atendidos pela Yara Fertilizantes.

“O setor da fronteira Norte do Brasil é o que mais aumenta em termos de área plantada no País e agora vamos ter mais uma opção de abastecimento para a região, com um produto brasileiro, através da cabotagem. Atualmente o local opera majoritariamente com matéria-prima de fertilizantes importados, logo, essa movimentação vai levar mais uma opção de abastecimento de fertilizantes”, disse na nota o vice-presidente comercial da Yara Brasil, Maicon Cossa.

Cabotagem é alternativa mais sustentável para movimentação dos insumos

De acordo com a Yara Brasil fertilizantes, a cabotagem, além de ser uma maneira vantajosa operacionalmente, também é a maneira mais sustentável de transportar os insumos da empresa de fertilizantes, uma vez que seriam necessários 405 caminhões para o transporte do produto pelos mais de 3 mil km de rodovias que liga Rio Grande e São Luís.

Cossa afirmou ainda que a cabotagem se tornou uma opção viável e rentável depois dos últimos avanços da BR do Mar, um programa que visa o aumento da matriz hidroviária de transporte no Brasil. Ele cita ainda que o programa, entre outras medidas, tornou possível a redução da taxa de Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante e desobriga a necessidade de frota própria para aderir a cabotagem.

“Em um contexto em que a logística é um dos grandes impasses  para a entrega dos fertilizantes para a safra de verão, podermos contar com uma nova modalidade de transporte como a cabotagem é fundamental para a segurança alimentar”, acrescentou.

Yara Brasil Fertilizantes investirá em amônia verde produzida em Omã para compor seus produtos

Para a Yara Fertilizantes, o fornecimento de amônia verde vai ajudar no desenvolvimento de fertilizantes sustentáveis e na descarbonização de outras indústrias.

A Yara, se juntou com a Scatec, produtora de energia renovável, para iniciar a comercialização de 100 mil toneladas por ano de amônia verde, produzidas na primeira fase de um projeto das empresas em Omã, na Península Arábica.

Na segunda fase, as empresas preveem uma produção de cerca de 1,1 milhão de toneladas de amônia verde produzidas anualmente no local e, em com isso, pode haver um novo acordo adicional.

Omã possui excelentes condições de produzir energia renovável e está inserida em uma localização estratégica para produção do amoníaco verde para exportação tanto para a Europa como para a Ásia, líderes na redução das emissões de CO2.

Para a Yara, o fornecimento de amônia verde vai contribuir para a produção de fertilizantes sustentáveis e também para a descarbonização de transporte, energia e siderurgia.

“A amônia verde de Omã vai entrar em nosso sistema de distribuição escalável e vai contribuir para o combustível livre de emissões para transporte marítimo, produção de energia e fertilizantes globalmente”, afirmou Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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