O fornecedor de energia do estado de São Paulo busca propostas para quatro projetos de usinas fotovoltaicas flutuantes, de 1 MW a 30 MW.
A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), fornecedora de energia para o estado de São Paulo, lançou uma licitação para a implantação de quatro projetos fotovoltaicos flutuantes em escala pública.
Leia também
- Foi inaugurado em Portugal o Parque Eólico flutuante da EDP e Engie
- Mais de 100 vagas de emprego em muitas funções abertas pela multinacional Amazon no Brasil
- Quais tecnologias são aplicadas no setor de construção civil
- Série Plataformas de Petróleo no Brasil: Frota FPSO da SBM Offshore
Em busca de propostas para novas usinas de energia
As matrizes serão construídas no maior reservatório de água do estado, que abriga uma hidrelétrica de 880 MW. A usina fornece eletricidade para cerca de 1,8 milhão de pessoas e também é usada para pesca e natação. A EMAE busca propostas para projetos de 1 MW a 30 MW. As instalações venderão energia tanto no mercado regulado quanto no livre, disse a empresa.
Um projeto piloto que já foi desenvolvido na barragem demonstrou a viabilidade de projetos flutuantes no local escolhido, disse a EMAE. Os desenvolvedores interessados têm até 9 de dezembro para enviar suas propostas.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Vantagens da usina flutuante
O Brasil hospeda outra usina solar flutuante de 1 MW na Barragem de Sobradinho, uma usina hidrelétrica de 175 MW no rio São Francisco em Sobradinho, no estado da Bahia.
O projeto, que será expandido para 5 MW, foi lançado pela empresa em 2016. A Chesf também instalou um painel fotovoltaico flutuante piloto na Barragem de Balbina , uma usina hidrelétrica e usina de energia no rio Uatuma, na floresta amazônica.
O PV flutuante oferece vantagens particulares no Brasil, pois os módulos PV e as estruturas de montagem flutuantes podem ajudar a reduzir a evaporação de reservatórios de água já desafiadores. Eles também podem aumentar o fornecimento de eletricidade durante as secas.