E se, ao invés de carregar as baterias do seu carro elétrico, você pudesse trocá-las quando estiverem descarregadas? Essa é a proposta da CAES, subsidiária da CATL, que está desenvolvendo um sistema de troca de baterias para carros elétricos mais eficiente do que ficar horas esperando por uma recarga
Choco-SEB é o nome das baterias em formato de barra de chocolate criadas pela empresa CAES, subsidiária da chinesa CATL, uma das maiores fornecedoras de baterias para carros elétricos do mundo. A gigante do setor de tecnologia busca solucionar um dos maiores impasses dos carros elétricos, o problema de autonomia, através não da recarga de baterias com pouca energia, mas sim da troca rápida dos módulos em postos especializados.
Leia também
Apenas um minuto para trocar as baterias de um carro elétrico
A empresa, inclusive, promete substituir um dos módulos descarregados por outro completamente carregado em menos de um minuto, o que tornaria possível recuperar até 200 km de autonomia de um carro elétrico em um intervalo de apenas 60 segundos.
Empresas que atuam no setor de carros elétricos já entenderam que a autonomia está entre os principais obstáculos para expandir a tecnologia entre a maioria dos consumidores, tendo em vista que há muita resistência ao uso de modelos totalmente elétricos, principalmente quando se trata de viagens mais longas.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Com isso, fabricantes de veículos e até empresas de tecnologia vêm entrando na corrida para encontrar uma forma mais rápida e eficaz para abastecer o carro à combustão em um posto de combustíveis.
Conheça melhor o projeto
A empresa chinesa CATL é uma dessas empresas. A gigante afirma que já existe a possibilidade de substituir um módulo de baterias de 26,5 kWh em apenas 60 segundos. Isso é a metade da capacidade das baterias de um carro elétrico como o Renault Zoe E-tech, por exemplo.
É mais rápido do que encher 25% ou um quarto de um tanque, e o suficiente para circular cerca de 200 km, nas contas da fabricante de baterias. Entretanto, o valor do serviço ainda não foi tratado. Cada cliente pode alugar para o seu carro elétrico até três módulos de baterias. De acordo com a empresa, as novas baterias são flexíveis, pequenas, minimalistas, e com uma alta densidade de energia.
A solução, que recebeu o nome de Evogo, consiste em estações de troca de baterias feitas por blocos ou módulos. Para ser mais simples, um app conecta os clientes às estações. O melhor é que a bateria da CAES são compatíveis com 80% das baterias do tipo BEV ofertadas no mercado global, incluindo modelos que serão lançados nos próximos dez anos.
Troca de baterias quase instantânea pode chegar até o final deste ano ao mercado chinês
A capacidade das estações de troca será de 48 células modulares, onde cada uma delas ocupará cerca de três vagas de estacionamento. Os componentes podem ser utilizados em automóveis de passeio e até em veículos comerciais.
A empresa não entrou em detalhes sobre a logística de substituição e nem mesmo como o cliente deve proceder após usar toda a autonomia, já que se trata de um aluguel das baterias. Chen Weifeng, gerente da CAES, apenas afirmou que a empresa planeja lançar a solução inicialmente em dez cidades chinesas, mas também não detalhou quais serão elas.