Empresa está com planos de desenvolver o maior avião do mundo movido a hidrogênio. O modelo contará com um autonomia de 1.000 km e transportará até 80 passageiros.
A Alaska Airlines entregou recentemente à ZeroAvia, empresa que atua com foco em soluções de propulsão elétrica a hidrogênio, um avião modelo Bombardier Q400 com capacidade para 76 passageiros para que possa ser reformado com tecnologia não poluente, como foi prometido alguns anos atrás. A empresa agora pode avançar com seus planos de testar voos do maior avião do mundo movido a hidrogênio antes do imaginado, devido aos avanços em sistemas de motores modulares.
ZeroAvia planeja voos com aviões movidos a hidrogênio
A ZeroAvia já conta com 3 certificados experimentais para aeronaves protótipos de Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e da Administração Federal de Aviação dos EUA.
A empresa tem como foco a venda de aviões movidos a hidrogênio a partir de 2025, com uma autonomia de 482 km e capacidade de 9 a 19 passageiros. A empresa já está com planos para voos com aviões maiores com capacidade para 40 a 80 passageiros e mais de 1000 km de autonomia até 2027. A companhia também já recebeu um avião Dornier 228 bimotor em janeiro do último ano também da Alaska Airlines.
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A ZeroAvia esperava a entrega do modelo prometido pela Alaska Airlines desde outubro de 2021. A empresa obteve permissão para fazer testes de voo no Reino Unido. Durante a cerimônia de entrega, a ZeroAvia apresentou sua plataforma de testes com o avião movido a hidrogênio em solo, chamada de HyperTruck. O sistema é composto por dois módulos de motor HyperCore modulares que atuam a 20 mil rotações por minuto (RPM) e geram uma densidade de potência do motor de 15 kW/kg.
O maior avião do mundo movido a hidrogênio
A modularidade do projeto de sistema HyperCore permite aplicações de aviação de emissão zero de 900kW até 5.4 MW. A ZeroAvia compartilhou que o sistema HyperCore tem o potencial de propelir o avião Dash 8-400 elétrico de 76 assentos, talvez já no próximo ano.
Este modelo será o maior avião movido a hidrogênio do mundo e, atualmente, este título pertence ao Hy Flyer, um Dornier Do 228 que conta com dois motores e 19 assentos modificados pela ZeroAvia. A mesma empresa também está atuando na conversão de um modelo Cessna Caravan, em parceria com o grupo Textron, com o objetivo de trazer mais aviões movidos a hidrogênio.
Outras iniciativas com hidrogênio ao redor do mundo
A empresa Universal Hydrogen realizou em março um voo de teste bem-sucedido de um avião movido a hidrogênio. Este é o maior avião do mundo de passageiros a utilizar o combustível limpo em seu sistema de propulsão até então.
A empresa planeja continuar seus testes de voo de dois anos para transformar o avião de uso regional ATR 72 para utilizar o combustível. A empresa já possui pedidos para converter 247 aeronaves de 16 clientes no mundo inteiro, totalizando mais de US$ 1 bilhão em projetos.
A Connect Airlines, uma das principais clientes da empresa, já realizou um pedido para transformar 75 aviões regionais ATR 72-600 em propulsão a hidrogênio, com entregas previstas para serem feitas já em 2025. A empresa tem como objetivo se tornar a primeira companhia aérea de emissão zero da América do Norte.
O Lightning McClean, um avião regional para 40 passageiros, decolou do Aeroporto Internacional de Grant County e voou por 15 minutos, atingindo uma altitude de 3.500 pés acima do nível do mar. O propulsor de movimento é desenvolvido a partir de células de combustível especialmente modificadas para uso no avião.