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Empresa alemã cria triciclo elétrico com 80 km de autonomia que pode levar até 2 passageiros sem gastar combustível

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 31/05/2022 às 13:55
Atualizado em 01/06/2022 às 09:04
Triciclo elétrico - combustível -
Triciclo elétrico – Bayk/Divulgação

A Bayk, uma empresa com sede na Alemanha, desenvolveu um triciclo elétrico que conta com 80 km de autonomia. O “táxi” que não utiliza combustível pode transportar até 2 passageiros e ainda possui painéis solares em seu capô

A empresa alemã Bayk desenvolveu um conceito chamado CityCruiser, um táxi que utiliza pedais e que foi apelidado pela própria empresa de velótaxi, podendo ser uma ótima opção para aqueles que desejam economizar e contribuir com o meio ambiente. O triciclo elétrico consegue transportar até dois passageiros e foi desenvolvido para suprir as altas demandas de mobilidade elétrica nos grandes centros urbanos, principalmente na Europa. De acordo com a empresa, o veículo que não utiliza combustível já está espalhado por 50 países e 120 cidades do mundo todo.

Triciclo elétrico pode chegar a 25 km/h

O triciclo que não usa combustível pode andar em ciclovias ou em locais com acesso para bicicletas. De acordo com a Bayk, estes triciclos são muito utilizados em outros países. O CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk, uma empresa de mais de 20 anos de atuação no setor.

Em todas as configurações, o triciclo elétrico disponibiliza assistência de até 25 km/h, com um motor de 10 kgfm de torque e 250 watts de potência. O limite de velocidade é restrito por software, portanto existe a possibilidade de ir além da margem sugerida pela empresa, embora esta ação possa danificar componentes do veículo, que não utiliza combustível.

De acordo com a empresa alemã, o veículo consegue percorrer 80 km em apenas uma única carga, um alcance suficiente para fazer uma viagem pela cidade ou levar pessoas aos seus destinos diários. A companhia também ressalta que a extensão da carga pode depender do uso do pedal de assistência, aspectos geográficos como o vento, superfície do asfalto e temperatura, além do nível do motor.

Táxi sem combustível também conta com painel solar

O modelo também possui um painel solar adicional na parte de cima, mas a empresa alemã não entrou em detalhes se ele é utilizado para realimentação. O câmbio do veículo pode ser de 3, 5 ou 14 velocidades e a estrutura é feita de polietileno ecológico.

O táxi que não utiliza combustível ainda é capaz de carregar até 495 quilos, incluindo ciclista e passageiros, e 5m² na carenagem para patrocínios. Segundo a fabricante, é possível começar uma frota de velotáxis com cerca de 20 veículos. O triciclo elétrico com motor duplo e pedais custa cerca de 9.990 euros, o que em conversão direta equivale a R$ 51,5 mil. Já os carregadores rápidos do modelo saem em torno de US$ 2.890, o equivalente a R$ 14,9 mil.

Os veículos estão presentes em cidades famosas como Tóquio, Kyoto e Nagoya, no Japão, Montpellier, Lille e Nice, na França, além de uma série de localidades na Alemanha. Na França, o triciclo elétrico foi licenciado para a empresa local Happymoov. 

Brasil já conta com iniciativas semelhantes

É importante destacar que a ideia de utilizar triciclos como táxis não é novidade por aqui. No país, as bike táxis, que não possuem a carenagem e a estilização da empresa alemã, chegaram a funcionar em São Paulo através do aplicativo Bikxi no fim de 2010. Entretanto, a iniciativa não vingou, tendo em vista que São Paulo é uma cidade com cerca de 6,2 milhões de veículos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran – SP). O veículo, na época, era útil para aqueles que buscavam fugir do trânsito da cidade.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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