A Bayk, uma empresa com sede na Alemanha, desenvolveu um triciclo elétrico que conta com 80 km de autonomia. O “táxi” que não utiliza combustível pode transportar até 2 passageiros e ainda possui painéis solares em seu capô
A empresa alemã Bayk desenvolveu um conceito chamado CityCruiser, um táxi que utiliza pedais e que foi apelidado pela própria empresa de velótaxi, podendo ser uma ótima opção para aqueles que desejam economizar e contribuir com o meio ambiente. O triciclo elétrico consegue transportar até dois passageiros e foi desenvolvido para suprir as altas demandas de mobilidade elétrica nos grandes centros urbanos, principalmente na Europa. De acordo com a empresa, o veículo que não utiliza combustível já está espalhado por 50 países e 120 cidades do mundo todo.
Triciclo elétrico pode chegar a 25 km/h
O triciclo que não usa combustível pode andar em ciclovias ou em locais com acesso para bicicletas. De acordo com a Bayk, estes triciclos são muito utilizados em outros países. O CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk, uma empresa de mais de 20 anos de atuação no setor.
Em todas as configurações, o triciclo elétrico disponibiliza assistência de até 25 km/h, com um motor de 10 kgfm de torque e 250 watts de potência. O limite de velocidade é restrito por software, portanto existe a possibilidade de ir além da margem sugerida pela empresa, embora esta ação possa danificar componentes do veículo, que não utiliza combustível.
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
De acordo com a empresa alemã, o veículo consegue percorrer 80 km em apenas uma única carga, um alcance suficiente para fazer uma viagem pela cidade ou levar pessoas aos seus destinos diários. A companhia também ressalta que a extensão da carga pode depender do uso do pedal de assistência, aspectos geográficos como o vento, superfície do asfalto e temperatura, além do nível do motor.
Táxi sem combustível também conta com painel solar
O modelo também possui um painel solar adicional na parte de cima, mas a empresa alemã não entrou em detalhes se ele é utilizado para realimentação. O câmbio do veículo pode ser de 3, 5 ou 14 velocidades e a estrutura é feita de polietileno ecológico.
O táxi que não utiliza combustível ainda é capaz de carregar até 495 quilos, incluindo ciclista e passageiros, e 5m² na carenagem para patrocínios. Segundo a fabricante, é possível começar uma frota de velotáxis com cerca de 20 veículos. O triciclo elétrico com motor duplo e pedais custa cerca de 9.990 euros, o que em conversão direta equivale a R$ 51,5 mil. Já os carregadores rápidos do modelo saem em torno de US$ 2.890, o equivalente a R$ 14,9 mil.
Os veículos estão presentes em cidades famosas como Tóquio, Kyoto e Nagoya, no Japão, Montpellier, Lille e Nice, na França, além de uma série de localidades na Alemanha. Na França, o triciclo elétrico foi licenciado para a empresa local Happymoov.
Brasil já conta com iniciativas semelhantes
É importante destacar que a ideia de utilizar triciclos como táxis não é novidade por aqui. No país, as bike táxis, que não possuem a carenagem e a estilização da empresa alemã, chegaram a funcionar em São Paulo através do aplicativo Bikxi no fim de 2010. Entretanto, a iniciativa não vingou, tendo em vista que São Paulo é uma cidade com cerca de 6,2 milhões de veículos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran – SP). O veículo, na época, era útil para aqueles que buscavam fugir do trânsito da cidade.