Embarcação Deep Blue da TechnipFMC embarca para Bacia de Campos para executar contratos em Peregrino

Peregrino Rio de Janeiro Technipfmc

A embarcação de pipelay em águas profundas da TechnipFMC, Deep Blue, está embarcando em um importante projeto de lançamento de projetos submarinos no Peregrino Fase 2 na Bacia de Campos, no litoral do Brasil.

A TechnipFMC recebeu um contrato de engenharia, aquisição, construção e instalação pela Equinor, depois pela Statoil, para o Projeto Peregrino Fase II em setembro de 2017. O contrato era para a execução da conexão do gasoduto submarino para a nova plataforma de produção no Projeto Peregrino Fase II. .

O campo de petróleo de Peregrino está localizado nas licenças BM-C-7 e BM-C-47, aproximadamente 85 km ao largo do Brasil, na bacia de Campos, em lâmina d’água de 100m. O campo é a maior operação internacional da Equinor fora da Noruega, e a Fase II envolve a adição de uma terceira plataforma fixa de cabeça de poço ao campo, estendendo sua principal vida produtiva e adicionando 273 milhões em reservas recuperáveis.

O campo Peregrino consiste em duas plataformas fixas de cabeçote e uma unidade flutuante de armazenamento e descarregamento de produção. Uma terceira plataforma de cabeça fixa está sendo adicionada ao campo.

A TechnipFMC disse na terça-feira que o Deep Blue instalaria dutos rígidos e flexíveis, bem como estruturas PLET em profundidades de 100 metros a 85 km da costa do Rio de Janeiro.

O Deep Blue participará de uma fase de instalação que ocorrerá em duas campanhas. Mobilizações para estes serão realizadas no Evanton Spoolbase no norte da Escócia. Outra embarcação da frota da TechnipFMC também participará do projeto em uma data posterior.

Como um navio de construção submarina e de assentamento de águas profundas, o Deep Blue usa os métodos de assentamento de bobinas e colocação de jatos para instalar todos os tipos de risers e linhas de fluxo e pode instalar umbilicais e flexíveis a partir de carrosséis abaixo do convés.

De acordo com os últimos dados do AIS, o Deep Blue está atualmente ancorado ao largo da costa do Rio de Janeiro.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.