Embarcação Bourbon Offshore afunda no Oceano Atlântico. Três tripulantes salvos, 11 desaparecidos

Embarcação Bourbon Offshore afunda no Oceano Atlântico. Três tripulantes salvos, 11 desaparecidos

O navio de abastecimento de rebocadores offshore, Bourbon Rhode, que se viu próximo ao olho do furacão Lorenzo na quinta-feira, afundou no Atlântico,  confirmou o proprietário do navio. Três tripulantes foram resgatados, enquanto a busca pelos onze tripulantes restantes está em andamento.

O Bourbon Rhode estava a caminho de Las Palmas para a Guiana, quando enviou um pedido de socorro na quinta-feira, relatando a entrada de água na parte traseira do navio. O navio, com 14 tripulantes a bordo, estava a 1.200 milhas náuticas da ilha da Martinica e a 60 milhas náuticas do sudeste-sudeste, no olho do furacão da categoria 4 “Lorenzo”.

Bourbon disse na noite de quinta-feira que o graneleiro “SSI EXCELLENT” solicitada a mudar de rota e ajudar o Bourbon Rhode. O graneleiro estava localizado a 200 milhas náuticas ao sul do último local conhecido do Bourbon Rhode, construído em 2006.

Em uma atualização no sábado, a Bourbon Offshore disse: “No contexto das operações de busca do navio rebocador Bourbon Rhode, iniciado em 26 de setembro, as equipes de resgate mobilizadas recuperaram um barco salva-vidas com três tripulantes a bordo, o barco foi identificado por um Falcon 50 [avião a jato] especialmente equipado para esse tipo de missão e enviado pela Marinha Francesa.

Segundo informações (não oficiais) do grupo do Facebook BOURBON RHODE RESCUE, os membros resgatados são um russo e dois ucranianos.

“Os três tripulantes são atualmente responsáveis pela equipe de suporte médico a bordo do navio comercial, que prestou assistência, e atualmente estão sob observação médica”, disse Bourbon.

O Bourbon no sábado também confirmou que o navio havia afundado e disse que a busca continua sendo realizada “em condições climáticas que estão melhorando”.


“Todos os meios necessários são implementados pela Cross AG e pela Marinha Francesa, sob a autoridade do Prefeito que representa a autoridade marítima do Estado, ou seja, inúmeras vôos realizados pelo Falcon 50 na zona de busca. Numerosos navios comerciais tiveram seu curso alterado para oferecer assistência, bem como um avião do Centro Nacional de Furacões dos EUA ”, disse Bourbon Offshore.

“A célula de crise criada por BOURBON trabalha em estreita colaboração com a Cross AG e a Marinha Francesa. As equipes da BOURBON são mobilizadas para manter as famílias dos membros da tripulação informadas e oferecer apoio total neste momento difícil. Uma atualização sobre a situação será publicada em breve ”, disse o proprietário da embarcação francesa no sábado à tarde.

O site de notícias croata Večernji informou que o capitão do navio é Dino Miškić, de Šibenik, Croácia. Ele é um dos onze membros da tripulação que ainda estão desaparecidos.

Atualização: segunda-feira, 30 de setembro de 2019 – Embarcação de resgate rápida emborcada foi avistada

Em uma atualização na noite de domingo, Bourbon disse que a busca pelo Bourbon Rhode continua com o total apoio da Cross AG e da marinha francesa, sob a autoridade do prefeito que representa a autoridade marítima nacional francesa.

“Cinco embarcações comerciais mudaram de rumo para levar assistência às equipes de resgate. Um Falcon 50 da marinha francesa, bem como as aeronaves do American National Hurricane Center (NHC), conduziram numerosos sobrevôos da área de busca. A fragata de vigilância da marinha francesa “Ventôse” e o helicóptero “Panther” intervirão amanhã, 30 de setembro “, disse Bourbon.

O mapa mostra a última localização conhecida Bourbon Rhode – gerada por VesselsValue

“[No sábado], no começo da noite, uma embarcação de resgate rápido virou-se primeiro pela aeronave da NHC e depois pelo Falcon 50. Uma embarcação comercial envolvida na operação está atualmente indo em sua direção para tentar se recuperar. A célula e as equipes de crise de BOURBON permanecem totalmente mobilizadas para acompanhar a situação e manter contato com as famílias dos membros da tripulação, trazendo todo o seu apoio neste momento difícil ”, disse Bourbon na noite de domingo (CET).

Fonte: Offshore Energy Today

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.