1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Em vídeo extraordinário, Kodiak demonstra o que acontece quando um pneu de seu mais novo caminhão autônomo estoura
Tempo de leitura 2 min de leitura

Em vídeo extraordinário, Kodiak demonstra o que acontece quando um pneu de seu mais novo caminhão autônomo estoura

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/12/2022 às 22:22
Caminhão, kodiak, autônomo
Foto: Reprodução kodiak.ai

Na demonstração feita pela Kodiak é possível perceber que o caminhão autônomo para, sem sofrer nenhum dano, após seu pneu estourar

Com o passar dos anos, cada vez mais recursos para a indústria automobilística vão crescendo e dessa vez, a novidade é da empresa Kodiak Robotics, que está deixando todos de boca aberta sobre o que seus caminhões semi-autônomos são capazes de fazer. A empresa não só mostrou na teoria, como também mostrou na prática como funciona a frenagem e a direção autônoma do seu novo queridinho, divulgando também o que acontece quando acontece alguma coisa errada no caminhão, neste caso, o estouro de um pneu, de acordo com o site Auto Papo.uol.

Na demonstração gravada, a Kodiak expõe o que acontece quando um dos pneus do caminhão Classe 8 estoura a 56 km/h. Tal “acidente” só seria evitado por um motorista com ampla experiência, entregando o caminhão sem muitos danos à carroceria do veículo. Por isso a Kodiak entregou essa função na mão de uma inteligência artificial e esse foi o resultado:

VEJA VÍDEO INÉDITO QUE MOSTRA O QUE ACONTECE QUANDO ESTOURA UM PNEU DO CAMINHÃO DA KODIAK

Reprodução: Youtube

Tecnologia espetacular vista em questão de milissegundos

Segundo o vídeo de Kodiak, o caminhão começa um processo que consiste em quatro etapas, sendo a primeira ele detectar rapidamente alguma intercorrência e logo frear e acionar o pisca-alerta. Tudo isso em questão de segundos.

O que se pode perceber é que em milissegundos, o caminhão consegue manter a direção necessária para mantê-lo na faixa em que estava movimentando enquanto diminui a velocidade até parar. Algo quase impensável para um motorista normal.

“Eles são realmente difíceis de controlar, e demonstrar a capacidade de nosso motorista autônomo não apenas reconhecer a explosão em uma fração de segundo, mas também ser capaz de lidar com ela com segurança, é algo fundamental para poder lançar veículos autônomos”, disse o vice-presidente de política da Kodiak, Jordan Coleman.

A cena gravada em vídeo foi realizada em um circuito particular, por esse motivo o caminhão estava na pista do meio. A Kodiak afirma que, em um cenário real, o caminhão está programado para encostar no acostamento.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos