Tijolos de lodo feitos pela Klabin
A preocupação com o meio ambiente é um tema recorrente na agenda de diversos setores da sociedade, principalmente na construção civil. Iniciativas para fomentar uma economia circular e de baixo carbono não só reduzem a geração de resíduos sólidos e efluentes e aumentam seu reaproveitamento, mas também estão na vanguarda das discussões de empresas que buscam práticas de gestão mais sustentáveis.
A Klabin, que tem o compromisso de incorporar essas soluções em suas operações, da silvicultura às embalagens, possui uma série de projetos de reaproveitamento de seus resíduos. Um desses projetos usa o lodo criado no processo de tratamento de águas residuais para fazer tijolos para uso pela indústria de construção civil.
O projeto, lançado em 2018, foi desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente da Unidade Rio Negro da Klabin no Paraná, com apoio das equipes corporativas de Sustentabilidade e Pesquisa e Desenvolvimento. Com isso, 25 toneladas de resíduos por mês passaram a receber nova aplicação, sendo reaproveitadas até mesmo nas obras da própria empresa.
“Acreditamos na economia circular como base para a construção de um futuro sustentável. Hoje, temos inúmeras iniciativas nessa frente, incluindo diversas práticas de reaproveitamento dos resíduos gerados em nossas operações.
Para se ter uma ideia, hoje atingimos o índice de 97% de todos os resíduos gerados em nossas operações sendo reaproveitados ou reciclados, e estabelecemos a meta de atingir ZERO resíduos enviados para aterro até 2030 ”, afirma Júlio Nogueira, da sustentabilidade e da Klabin gerente de meio ambiente.
Além de uma destinação de resíduos mais ecologicamente correta, soluções mais responsáveis por diversos setores da economia representam ações fundamentais para a mitigação das mudanças climáticas.
Na construção civil, por exemplo, segundo pesquisas, o uso do concreto responde atualmente por 8% das emissões de carbono. A busca por alternativas que causem menores impactos ambientais está alinhada às políticas de baixo carbono cada vez mais adotadas em diversos países.
Outra importante iniciativa também voltada para a construção civil é realizada na Estação de Tratamento de Resíduos da Unidade Puma, que também é responsável pelo tratamento dos resíduos da Unidade Monte Alegre, que são transformados em blocos para pavimentação ou bueiros, podendo também ser usado em projetos de construção civil.
⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.