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Em busca de redução de emissão de carbono, Vale iniciará operação de navio equipado com modernas velas rotativas

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/05/2021 às 17:14
Atualizado em 15/05/2021 às 07:42
navio energia vale carbono
Conceito de navio de minério da Sea Zhoushan. Créditos da imagem: Vale

Vale dará início à operação do navio equipado com modernas velas rotativas. A ideia é economizar e ainda ajudar o meio ambiente

A Vale tem uma grande novidade no setor marítimo. A empresa informou que o primeiro navio Guaibamax, que é equipado com um sistema de velas rotativas, as famosas rotos sails, iniciará as suas operações em breve. O projeto tem o foco em aumentar a eficiência da sua frota e ajudar o meio ambiente, contribuindo com menos emissões de carbono.

A empresa divulgou que o navio O VLOC (Very Large Ore Carrier) é um Guaibamax, que possui uma capacidade de 325 mil toneladas. A embarcação busca mais eficiência e, por conta disso, possui um total de cinco velas instaladas ao longo do navio. Isso permitirá um ganho de eficiência de até 8%, além de uma redução de 3,4 toneladas de CO2 na atmosfera no decorrer de um ano de operação

O que são velas rotativas? 

As velas rotativas usadas no navio da Vale são rotores cilíndricos, com 4 metros de diâmetro e 24 metros de altura. Os rotores giram em diferentes velocidades quando estão em operação. Isso cria uma diferença de pressão, de forma a mover o navio.  

A instalação da tecnologia, que foi fornecida pela fabricante finlandês Norsepower, se trata de um grande projeto da Vale, contando com o armador coreano Pan Corean. Assista o vídeo abaixo explicando sobre o conceito:

Conceito da solução de velas rotativas da Norsepower que será aplicada no navio./Fonte: Norsepower Ltd (ative as legendas)

“Nossa equipe de engenharia naval tem estudos sobre o uso da tecnologia de propulsão a vento para nosso negócio desde 2016. Com o programa Ecoshipping, desenvolvemos diversas parcerias de cooperação com o ITV (Instituto Tecnológico Vale), universidades e laboratórios no Brasil e Europa”, desataca Rodrigo Bermelho, gerente de engenharia naval da Vale. 

Vale busca mais eficiência

Além de tudo, Vale vem trabalhando para adotar o uso cada vez maior de combustíveis alternativos para buscar aumentar a sua eficiência e diminuir os impactos ambientais. Dezenas de VLOCs de segunda geração foram projetados para a instalação futura de um sistema de gás natural liquefeito. 

O começo da operação do primeiro navio equipado com velas rotativas faz parte do programa da Vale chamado Ecoshipping. O programa visa reduzir as emissões de carbono. No ano passado, a Vale anunciou um investimento de 2 bilhões de dólares com redução de 33% das suas emissões de carbono até o ano de 2030. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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