A Usiminas está focando no mercado de energia renovável e, agora, se tornou a primeira empresa da indústria siderúrgica a testar um ônibus elétrico. O modelo conta com autonomia de 250 km e pode reduzir até 118 toneladas de gases anuais
Buscando por novas fontes de energia renovável para seus processos, a Usiminas informa que é a primeira na indústria siderúrgica a testar um ônibus elétrico em sua área interna e trabalha para colocar este tipo de tecnologia na sua frota em breve. Em parceria com a Univale Transportes, o ônibus elétrico faz parte do itinerário diário dos coletivos que transportam os funcionários em descolamento dentro da planta industrial da Usiminas.
Leia outras notícias relacionadas
Modelo de ônibus elétrico utilizado pela Usiminas conta com 250 km de autonomia
O ônibus elétrico testado pela Usiminas possui uma capacidade de transportar até 30 passageiros sentados e pode circular até 250 quilômetros com uma única carga. O seu tempo de recarga é de até 4 horas.
De acordo com dados do fabricante do sistema, a empresa BYD, cada veículo reduz, em média, a emissão de 118 toneladas de gás carbônico ao ano na atmosfera, se for levado em consideração 72 mil quilômetros rodados durante este período, o que equivale ao plantio de mais de 800 árvores.
- Elon Musk e o supersônico elétrico: O sonho futurista de Elon Musk que pode redefinir a aviação e mudar o futuro sob as nuvens
- Toyota RAV4 2026: Fotos espiãs revelam mudanças radicais no SUV mais VENDIDO do mundo
- Fiat Toro Ultra volta às lojas com motor 1.3 turboflex e preço competitivo de R$ 194.490: tudo o que você precisa saber sobre a versão topo de linha!
- Jaecoo 8 é o novo SUV híbrido GIGANTE com 605 cv que chega ao Brasil com consumo de 20 km/l e autonomia de 1.250 km sem precisar parar no posto
O projeto voltado para a energia renovável faz parte de uma série de ações da Usiminas para construção de uma agenda de eficiência ambiental, com soluções criativas e fundamentais à perenidade do negócio. O ônibus elétrico da indústria siderúrgica permanecerá em período de testes por um mês na Usiminas.
De acordo com o gerente de Serviços da empresa da indústria siderúrgica, Victor Cavalcante, estão sendo utilizadas as novas tecnologias a favor da empresa para contribuir com a redução da emissão de gases poluentes e a inserção de energia renovável. Além do trabalho de inserir ônibus elétricos na frota da empresa, também está sendo estudada a viabilidade de outras soluções sustentáveis para a mobilidade consciente, mais econômica e inovadora.
Mercado de ônibus elétricos cresce no Brasil
Além da BYD, a fabricante chinesa Higer Bus confirmou em novembro seus planos de começar a fabricação de veículos no país já no próximo ano, após a fase de importação regular dos primeiros veículos no Brasil, que acontecerá no primeiro semestre deste ano.
No ano passado, a empresa deu início aos testes de rodagem do Brasil. O modelo de ônibus elétrico que foi utilizado nos testes foi o Azure A12BR, e a empresa escolhida foi a SP Trans, que é responsável pelo controle do transporte público da cidade de São Paulo.
Usiminas está focando em energia renovável
A Usiminas está comprometida em criar um futuro mais limpo na indústria siderúrgica e, pensando nisso, se tornou participante do Pacto Global da ONU, demonstrando que se compromete com o apoio a uma abordagem preventiva aos impasses ambientais.
Como líder do mercado de aços em território nacional, a empresa está sempre buscando criar produtos inovadores, que contribuam com tecnologia e qualidade à indústria, mas que também contribuam com a sustentabilidade. Um grande exemplo disso seriam os aços voltados para soluções de energia renovável e os de alta resistência mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva.