O terminal Multicargas de Porto do Açu recebeu mais de 1.900 carretas com mais de 70 mil toneladas de espodumênio para embarque. Contudo, atingiu o recorde de movimentação de carga em apenas uma operação.
A princípio, o mineral do cliente saiu do Porto Açu e foi direto para a China. Portanto, por uma questão confidencial o Porto do Açu não pode divulgar o nome do navio e da empresa que é cliente e está envolvida nesta operação.
Nesse caso, a empresa deu um comunicado sobre o assunto “O marco reforça a vantagem competitiva do nosso terminal, que tem estrutura completa para receber navios de grande porte, com uma operação sem gargalos, atendimento customizado e soluções eficientes”
No ano de 2022 o T-MULT movimentou cerca de 1,7 milhões de toneladas, o que é um recorde anual desde o início das atividades no ano de 2016. Já o terminal registrou 5,9 milhões de toneladas com 48 clientes no portfólio e o crescimento anual médio foi de 45%. Desse modo, está preparando a demanda para aumentar a expansão.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Características do terminal Multicargas do Porto de Açu
O terminal Multicargas T-MULT tem capacidade de movimentar diferentes tipos de granéis sólidos, como: mineração, carvão, bauxita, ferro, minério de ferro, beach iron e ferro gusa. Além disso, pode movimentar também fertilizantes e outros tipos de mineração. Também é possível movimentar carga geral, contêiner e cargas de projeto. Para explicar melhor, conheça abaixo algumas características do terminal:
- Terminal privado: otimizando custos e reduzindo burocracia;
- Terminal gerido pelo Porto do Açu operações JV prumo e porto Antuérpia e Bruges;
- Movimentações de granéis secos e cargas gerais e inclui carga de projetos e contêiner;
- Possuir licença para RoRo;
- O terminal é operado desde 2016 (sem filas para atracação e com acesso a rodovia não congestionadas)
- Serviço regular para os contêiner e cargas do projeto de Açu e Rio de Janeiro;
- Serviços adicionais: estufagem e desova de contêineres e armazenagem;
- O porto de Açu é o primeiro porto privado do Brasil a operar um centro que é autorizado pela marinha;
- Proximidade com grandes players do mercado O&G;
A infraestrutura que também está em destaque pois conta com 14,5m de profundidade, 13,1m de calado, 500m de cais,182.000m² de área alfandegada, 10 ton/m² de capacidade de solo, 1 milhão m² de área de armazenagem para poder apoiar os serviços e o acesso logístico a rodovias que não são congestionadas.