Eficiência de carros elétricos ultrapassa os 80% com o uso da matriz elétrica brasileira

Valdemar Medeiros
por
-
31-12-2021 09:43:39
em Automotivo, Veículos Elétricos
Eficiência energética - motor - matriz energética - carros elétricos - CEMIG Carros elétricos abastecidos em eletropostos brasileiros possuem mais autonomia – foto: Infomoney




Com as melhorias na matriz elétrica do Brasil e investimento em fontes de energia renováveis, carros elétricos tem melhor desenvoltura e eficiência quando recarregados em solo brasileiro. De acordo com pesquisas, um mesmo modelo de carro elétrico não possui a mesma eficiência quando recarregado em países europeus, devido à matriz elétrica pouco limpa    

Tanto no Brasil quanto no mundo todo, já está previsto que os motores a combustíveis fósseis estão com os dias contados, pois diversos países já possuem projetos de médio e longo prazo onde organizam soluções para que a gasolina e o diesel sejam banidos parcial e/ou totalmente. Isso devido a alta emissão de gases que vem arduamente afetando o meio ambiente, além de trazer inúmeras consequências para o planeta e também à saúde humana e animal. Por esse motivo, diversas empresas, concessionárias e montadoras de veículos, nos últimos anos, vem desenvolvendo cada vez mais modelos de carros elétricos ou movidos a biocombustíveis (etanol ou hidrogênio verde).

Leia outras notícias relacionadas

De fato, chegou a hora do consumidor conhecer mais a fundo o universo dos carros elétricos. Porém, é necessário que, além de conhecer os encantos dos veículos elétricos, o consumidor também verifique seu fabricante, pois nem todas as fábricas desenvolvem veículos que sejam movidos a fontes renováveis de energia. Por isso, é bom conhecer e estar atento às diretrizes das fabricantes, para ter mais certeza se o modelo de carro oferecido faz parte daqueles que estão a favor da sustentabilidade.

Cemig contribui para um futuro mais sustentável e maior aproveitamento dos carros elétricos

De acordo com Reynaldo Passanezi, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, atualmente cerca de 100% da eletricidade gerada pela companhia é de origem limpa e renovável, fazendo com que o propósito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa seja de fato concreto, além de ajudar no controle das mudanças climáticas.

A Cemig está contribuindo para que a matriz elétrica do Brasil seja cada dia mais limpa e muito menos poluente. Passanezi afirmou que a empresa está planejando aumentar as dependências de seu parque gerador de energia renovável nos próximos anos.

Diferenças entre os mais diversos tipos de energia e combustíveis

Pesquisas apontam que, atualmente, boa parte dos transportes terrestres, marítimos ou aeroviários utilizam motores ou turbinas que são alimentadas por combustíveis fósseis. Porém, existe o motor flex, movido a etanol, que não agride tanto o meio ambiente por ser o etanol utilizado em um motor a combustão de baixa eficiência.

Se tratando da eficácia e bom funcionamento de um motor, o diesel se sai 40% melhor do que a gasolina, que fica entre 30% e 35%. Já o motor de um carro elétrico – alimentado por fontes renováveis – não polui o meio ambiente, garantindo mais de 90% de eficiência.

Para que o motor a combustão seja definitivamente substituído pelo elétrico, é necessário que haja 100% de garantia da sustentabilidade da fonte da energia utilizada no processo de recarga do veículo.

Referência em geração e distribuição de fontes renováveis

A Cemig atualmente é a única companhia elétrica de toda a América Latina que se encontra no mais importante Índice de Sustentabilidade do mundo, o Dow Jones Sustainability Index, pois produz e distribui apenas energias de fontes renováveis.

Enquanto a Cemig gera e distribui energia a partir de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas ou eólicas, ou seja, de fontes renováveis, outras inúmeras companhias ao redor do mundo utilizam usinas térmicas (a gás ou diesel) ou a carvão.

Por tanto, se tratando de sustentabilidade e preservação ambiental, ao escolher um carro elétrico, certifique-se que o mesmo seja recarregado através de fontes de energia limpa, garantindo, assim, que se concretize a frase ‘emissão zero’.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.