1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / EDPR e Lhyfe se juntam em projeto que visa produção de hidrogênio limpo
Tempo de leitura 3 min de leitura

EDPR e Lhyfe se juntam em projeto que visa produção de hidrogênio limpo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/05/2022 às 22:31
EDPR, Lhyfe, hidrogênio
Imagem disponível no Adobe Stock

EDPR e Lhyfe, que firmaram acordo recentemente, querem identificar oportunidades de projetos para produzir hidrogênio renovável

A EDPR ​​firmou um acordo com a empresa francesa Lhyfe para produzir hidrogênio renovável e contribuir para a redução de carbono na sociedade e nas indústrias. A EDPR vai fornecer energia elétrica renovável aos projetos de produção de hidrogênio da Lhyfe e pretende atingir 1,5 GW de volume de produção de hidrogênio limpo até 2030.
“Acreditamos que o hidrogênio limpo pode andar de mãos dadas com a geração direta de energia elétrica como a melhor forma de reduzir as emissões de CO2 e conseguir a descarbonização da economia, que inclui as áreas mais difíceis de eliminar carbono. O acordo com a Lhyfe pretende reforçar o compromisso da EDPR de acelerar a transição de energia ao passo que mais uma etapa para concretização do plano de produção de hidrogênio limpo se firma”, afirmaram o CEO da EDP e EDP renováveis, Miguel Stilwell d’Andrade.

Além disso, tanto a EDPR quanto a Lhyfe irão avaliar oportunidades para o desenvolvimento conjunto de projetos, com a participação da EDPR que pode ascender a 50% do capital do projeto. A EDPR e a Lhyfe também trabalharão juntas em ações de P&D, desenvolvimento de novos projetos e compra de equipamentos.

“Estamos muito satisfeitos de firmar este acordo com um dos maiores produtores mundiais de energia renovável. A confiança da EDPR depositada em nós permite-nos refletir com confiança sobre o desenvolvimento do nosso hidrogênio renovável globalmente e em ampla escala. Estamos eufóricos para melhorar nossas futuras instalações de produção de hidrogênio ao lado da EDPR com o objetivo de eliminar as incidências de carbono na sociedades nas indústrias, graças a junção dos pontos fortes da EDPR e da Lhyfe”, disse o fundador e CEO da Lhyfe, Matthieu Guesné.

Acordo da EDPR com a Lhyfe visa a geração de lucro e o crescimento internacional das empresas

O acordo feito com a EDPR visa gerar lucros através de uma parceria entre as duas empresas, promovendo o crescimento do portfólio da EDPR, especialmente na França, e contribuindo para o crescimento dos projetos da Lhyfe em todo o mundo. Também, a parceria das duas empresas contribui para a aquisição de mais tecnologias operacionais e comerciais para o projeto de hidrogênio renovável.

A aliança com a Lhyfe reafirma a aposta da EDPR no hidrogênio renovável. Com isso, a equipe forma a H2BU (H2 Business Unit), uma unidade de negócios dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de hidrogênio renovável e foca no desenvolvimento de oportunidades em áreas promissoras, como a siderurgia e química, refinarias e fábricas de cimento e a de transportes longos e pesados.

EDPR possuía vários projetos de produção de hidrogênio renovável

A EDP está no setor de solução de energia limpa há muito tempo através de inúmeros projetos como o GreenH2Atlantic, um projeto de energia de hidrogênio renovável de 100 MW em Sines (Portugal). A EDPR está também a promover outros projetos na Espanha e no Brasil, no sentido dos seus planos de transformação para a conversão de centrais de carvão em instalações de tecnologia limpa. Também, a EDPR está fortemente envolvida com os principais players do hidrogênio, utilizando o seu portfólio crítico de ativos renováveis, particularmente nos EUA.

A eficiência do hidrogênio é apoiada na previsão de que a demanda global por hidrogênio aumentará seis vezes entre 2020 e 2050, alcançando 530 milhões de toneladas até 2050, encorajada pelo crescimento financeiro e duplicação do consumo, tanto na indústria quanto na mobilidade. Espera-se que a participação de hidrogênio renovável represente 60% da demanda total de hidrogênio até 2050.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos