Recuperação judicial aprovada em São Paulo abre caminho para o Grupo Toky renegociar dívidas, manter atividades e evitar paralisação das operações.
A Justiça de São Paulo aprovou o pedido de recuperação judicial do Grupo Toky, dono da Tok&Stok, da Mobly e da Guldi, após a companhia informar uma dívida superior a R$ 1 bilhão.
A decisão foi confirmada pela empresa nesta segunda-feira, 15 de junho de 2026, depois de o pedido ter sido apresentado em maio na 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível de São Paulo.
Segundo o grupo, o avanço da dívida ocorreu em meio à pressão no setor de móveis e decoração. Juros altos, crédito mais restrito e maior endividamento das famílias reduziram as vendas e afetaram o caixa.
-
O dinheiro de papel está sumindo do bolso do brasileiro, a emissão de cédulas novas caiu 31% de 2020 a 2025, em meio à explosão do Pix, que virou o meio de pagamento mais frequente para 46% da população enquanto o dinheiro vivo despencou de 42% para 22%
-
China liga à rede elétrica a maior estação de armazenamento com baterias ultragrandes já construída no mundo e fecha contrato bilionário que consolida uma tecnologia capaz de sustentar cidades inteiras com energia limpa
-
As próximas horas serão de tensão crescente em torno do viés a ser adotado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) com relação à taxa básica de juros (Selic), ao cabo da reunião dessa quarta-feira (17). Embora o mercado se apresente ‘dividido’ quanto à decisão do colegiado, a tendência mais forte das últimas semanas é de que a taxa se mantenha inalterada no patamar atual de 14,50% ao ano. Já uma ala minoritária ainda ‘aposta’ em uma queda 0,25 ponto percentual (p.p).
-
Casa CazéTV transforma o chat da internet em evento presencial na Copa, mira mais de 100 mil torcedores em São Paulo e no Rio e impulsiona empresa brasileira de experiências que espera crescer até 60% com shows, telões, ativações e jogos do Brasil
Recuperação judicial busca preservar operação
A recuperação judicial permite que empresas em dificuldade financeira renegociem dívidas sob proteção da Justiça, sem interromper imediatamente suas atividades.
O Grupo Toky afirma que o pedido tem como objetivo preservar as operações, manter serviços aos clientes e criar condições para reorganizar suas obrigações financeiras.
Negociações com credores já vinham sendo realizadas anteriormente. Ainda assim, o endividamento continuou crescendo, o que levou a companhia a buscar proteção judicial.
Pedido cita risco de dano irreparável
No processo apresentado à Justiça de São Paulo, o Grupo Toky afirmou haver risco de dano irreparável às operações da companhia.
A empresa pediu medidas urgentes para evitar o colapso das atividades e garantir a continuidade do funcionamento das marcas.
Um dos principais pontos envolve a liberação de cerca de R$ 77 milhões em vendas feitas no cartão de crédito. Segundo o grupo, esses valores estavam retidos pela SRM Bank.
A companhia afirma que o bloqueio afetou o caixa e colocou em risco pagamentos básicos, incluindo salários de mais de 2 mil funcionários.
Grupo pede suspensão de cobranças por 180 dias
O Grupo Toky também solicitou a suspensão de cobranças e ações por dívidas durante 180 dias, período conhecido como stay period.
Esse prazo deve permitir que a empresa negocie com credores e tente reorganizar seus débitos de forma estruturada.
A companhia também pediu a manutenção de contratos e serviços considerados essenciais para o funcionamento da operação.
Entre eles estão logística, transporte, sistemas digitais, computação em nuvem, energia elétrica e abastecimento de água.
Grupo Toky nasceu da união entre Mobly e Tok&Stok
O Grupo Toky foi criado em 2024, após a união entre a Mobly e a Tok&Stok, duas marcas tradicionais do setor de móveis e decoração no Brasil.
A fusão deu origem a um dos maiores grupos de varejo de casa e decoração da América Latina, combinando operações físicas e digitais.
A Mobly foi fundada em 2011 por Victor Pereira Noda, Marcelo Rodrigues Marques e Mário Carlos Fernandes Filho, com foco inicial em vendas online de móveis e itens de decoração.
Com o tempo, a empresa expandiu sua atuação para lojas físicas, incluindo megastores, outlets e lojas compactas.
A Tok&Stok foi fundada em 1978 pelos franceses Régis e Ghislaine Dubrule. A marca ganhou espaço no mercado brasileiro ao apostar em móveis modernos, modulares e acessíveis.
O crescimento da empresa acompanhou a expansão da classe média urbana e do mercado de apartamentos no país.
Além da Tok&Stok e da Mobly, o grupo também reúne a Guldi, voltada ao segmento de colchões.
O que acontece agora com Tok&Stok e Mobly
A recuperação judicial abre uma nova etapa para o Grupo Toky, que agora busca renegociar dívidas e preservar suas operações.
A companhia tenta manter lojas, empregos, serviços essenciais e contratos enquanto reorganiza sua situação financeira.
O caso também expõe a pressão enfrentada pelo varejo de móveis e decoração, afetado por juros altos, crédito restrito e consumo mais fraco.
Tok&Stok e Mobly conseguirão se recuperar da crise financeira e manter suas operações no varejo brasileiro?

Seja o primeiro a reagir!