1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Distribuidoras de cinco Estados do Nordeste lançarão chamadas públicas para contratar 2,406 milhões metros cúbicos por dia de gás natural
Tempo de leitura 3 min de leitura

Distribuidoras de cinco Estados do Nordeste lançarão chamadas públicas para contratar 2,406 milhões metros cúbicos por dia de gás natural

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/09/2020 às 16:05
distribuidoras, gás natural, Nordeste
Foto: reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Distribuidoras de gás natural do Nordeste (Copergás, Algás, Cegás, Potigás e Sergás) se reúnem para contratar novos supridores

As concessionárias da região Nordeste, Copergás (PE), Algás (AL), Cegás (CE), Potigás (RN) e Sergás (SE), todas empresas detentoras das concessões públicas de distribuição e venda de gás natural em seus estados, irão lançar as chamadas públicas para contratar 2,406 milhões metros cúbicos por dia de gás de novos supridores. O objetivo é conseguirem um preço mais vantajoso em relação ao que a Petrobras paga.

Leia ainda outras notícias:

No ano passado, as concessionárias da região Nordeste já haviam se reunido, porém devido às incertezas quanto às mudanças na regulamentação do setor, o procedimento não atingiu a meta de atrair novos fornecedores de gás natural para a região.

Fabrício Bomtempo, o presidente da Copergás, diz que “Agora, vivemos um momento diferente e esperamos que isso se concretize nas ofertas que forem colocadas pelos proponentes”. O executivo disse que as pessoas esperam que, com a liberação do uso da infraestrutura de transporte por terceiros, mais concorrentes apareçam na teleconferência, reduzindo assim o preço que é pago atualmente.

Segundo Fabrício, a empresa optou por abrir essa chamada porque há muita expectativa no setor de gás de que os preços sejam melhores e mais competitivos, devido ao novo marco legal, e muitas empresas têm manifestado interesse em suprir a demanda da empresa. O presidente ainda afirmou que essas chamadas públicas irão ocorrer ao menos uma vez por ano devido ao contrato atual das concessionárias com a Petrobras prevê uma redução progressiva nos volumes contratados entre 2022, quando se iniciam os suprimentos dos contratos a serem firmados nesta chamada pública, até 2024.

Bomtempo disse que, nesta chamada pública, cada distribuidora tem sua própria dinâmica de contrato, o prazo médio de fornecimento varia entre dois a cinco anos, e não há preço mínimo ou máximo. Ele explicou ainda que “Depende do proponente que vai colocar proposta. O que faremos é comparar com o que temos hoje, e, se for algo mais competitivo, vamos em frente. Se não for, vamos continuar com o supridor atual”.

A duração da chamada pública também varia. Na Copergás, começa amanhã e termina em outubro. Algumas irão aceitar propostas até 2021 em janeiro. Dos totais 2,406 milhões de m³, a Copergás pretende contratar até 1 milhão de m³, a Potigás, até 236 mil m³, a Cegás, até 600 mil m³, a Algás, até 270 mil m³ e a Sergás, 300 mil m³.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos