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Descomissionamento das Plataformas fixas de Cação irão contratar barcos de apoio

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 07/05/2019 às 16:37

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Descomissionamento das unidades já estão fazendo consulta no mercado para contratação de embarcações de apoio marítimo

Conforme o nosso portal Click Petróleo e Gás já havia publicado, um novo mercado se tornaria promissor no país, o descomissionamento de plataformas, ou seja, o desmantelamento de várias estruturas offshore, de infraestruturas submarinas desativadas como pernas de de plataformas enferrujadas e unidades flutuantes de armazenamento e transferência de produção (FPSO).
Confirmando a nossa afirmação, as empresas interessadas neste mercado já estão se movimentando no sentido de conseguir informações e materiais para quando essa hora chegar.

Um bom exemplo disso, é a movimentação que está havendo das empresas participantes da licitação para o desmanche das plataformas de cação, na bacia de Campos.
As empresas estão coletando junto a armadores possíveis embarcações de apoio disponíveis para contratação caso venham a vencer a licitação de descomissionamento da Petrobras.

O que as empresas estão buscando

As empresas estariam buscando por embarcações do tipo PSVs, FSVs (transporte de pessoal) e heavy lifts (embarcações com guindaste para fazer o içamento das jaquetas).
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), existem hohe no país, 147 PSVs e 17 FSVs e para os serviços de heavy lift, uma embarcação terá que ser trazido de fora para realizar o serviço que está programado para iniciar em março de 2020.

As empresas proprietárias de heavy lifts mais conhecidas no mercado são a Allseas, Boa Offshore, Boskalis, Jumbo Maritime, OOS International e Subsea 7.

Cação 1, 2 e 3

A licitação da Petrobras prevê o descomissionamento das três plataformas fixas (PCA-1, 2 e 3), sob a responsabilidade da UO-ES, que envolve a retirada de todos os equipamentos e materiais de superfície, como passarelas (gangways), guindastes, topsides e jaqueta, além de materiais identificados com a presença de radiação de ocorrência natural (NORM, na sigla em inglês).

O edital da licitação de Cação prevê a retirada de todos os equipamentos e materiais de superfície, como passarelas (gangways), guindastes, topsides e jaqueta, além de materiais identificados com a presença de radiação de ocorrência natural (NORM, na sigla em inglês).
O prazo para entrega das propostas vence no dia 03 de junho e o contrata passará a vigorar a partir de 2020.

Reforçando a tese que o descomissionamento é um mercado promissor no Brasil, a Petrobras tem outros sete projetos de deste tipo em fase avançada de detalhamento: os FPSOs Cidade de Rio das Ostras, Cidade do Rio de Janeiro, Piranema e P-33 e as semissubmersíveis P-7, P-12 e P-15, sendo que as quatro últimas devem ser leiloadas pela estatal.

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Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

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