1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Debate sobre mercado de óleo e gás no Norte fecha fórum regional do Brasil Export
Tempo de leitura 6 min de leitura

Debate sobre mercado de óleo e gás no Norte fecha fórum regional do Brasil Export

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 01/10/2020 às 05:56
Fórum Brasil Export Norte Brasil Investimentos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Evento foi encerrado na noite de ontem com a presença do governador do Amapá; edição 2021 está prevista para Manaus, no Amazonas

O Fórum Brasil Export, maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País, encerrou na noite desta terça-feira (29) o seu primeiro fórum regional, o Norte Export. Durante dois dias o evento reuniu as principais lideranças políticas, empresariais e autoridades para discutir os temas mais importantes da região relacionados à logística e infraestrutura portuária e que acabam por impactar diretamente no cenário nacional.

“O evento foi além das nossas expectativas”, afirmou o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião. “Aqui plantamos uma sementinha que trará muitos frutos”, complementou o executivo. Julião também anunciou que a edição 2021 está confirmada e ocorrerá em Manaus, na Amazônia.

Outros assuntos sobre a microeconomia brasileira

Criado há 19 anos, o Fórum Brasil Export é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, infraestrutura, agronegócio e multimodalidade. Essa foi a primeira vez que o Brasil Export realizou um evento regional. O Norte Export é o primeiro de uma série de cinco encontros pelas regiões do Brasil, além do Nacional, em Brasília, previsto para final de novembro próximo. Ele ocorreu após 100 lives realizadas durante o período da pandemia e que também reuniu as principais autoridades do setor.

O Sebrae de Macapá foi a sede física do Norte Export. O evento foi realizado de forma híbrida, com a participação restrita de convidados e autoridades presencialmente, além de exibição gratuita e online do conteúdo. Esse formato encurtou distâncias e permitiu que alguns palestrantes participassem remotamente.

O próximo evento regional do Brasil Export acontece nos dias 5 e 6 de outubro, segunda e terça-feira da semana que vem. O Sul Export também será realizado de forma híbrida, só que dessa vez na cidade de Curitiba, no Paraná. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Elas dão direito a assistir o evento online. Para se inscrever, acesse esse link.

Presente fisicamente na solenidade de encerramento, o governador do Amapá, Waldez Góes, agradeceu várias vezes a escolha de Macapá para sediar o encontro e classificou o Norte Export como uma oportunidade única. “O Amapá e também os Estados da Amazônia sentem-se contemplados pelo respeito e visão”, afirmou. “Fiquem certos de que vocês estão construindo uma parceria sólida”, completou o governador do Amapá.

O governador afirmou que todos os Estados da região possuem as suas diferenças, porém, afirmou haver “muito mais pontos de convergência”. Assegurou ainda o compromisso de uma agenda responsável de modo a avançar nas experiências individuais dos Estados sem deixar de lado a importância de atuar na área de logística de forma integrada.

Carta do Norte Export

Coube a Ricardo Falcão, presidente do Conapra (Conselho Nacional de Praticagem) e do Conselho do Norte Export, a leitura do documento final do evento. Entre outros pontos, afirma que o Norte Export se compromete a cobrar do governo federal “a elaboração, o desenvolvimento e o cumprimento de políticas públicas de Estado e não de governo, no sentido de aperfeiçoar a logística e a preservação das águas e do meio ambiente”. O documento também cita que um dos focos dos fóruns regionais é o de “organizar os players da logística e da infraestrutura para emitir uma só voz no sentido de desenvolver e melhor distribuir as riquezas no Brasil”.

A Carta Norte Export lembrou de um trecho da fala do vice-governador do Amapá, Jaime Domingues, que se referiu ao Norte Export como uma iniciativa propícia para oportunizar negócios no Amapá e seus Estados vizinhos.

A solenidade de encerramento ocorreu após a realização de quatro painéis realizados desde o início da manhã e da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que ocorreu dentro da programação do Norte Export e reuniu governadores do bloco regional.

Como foi o evento

A assembleia contou com a participação do CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, e também do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Henrique Moreira Montezano, que falou dos projetos para a região e ressaltou que a retomada da economia verde é uma tendência não só do Brasil, mas global. Montezano disse ainda que um dos grandes potenciais da região é o da concessão florestal, um ativo fundamental e pouco explorado e que pode alavancar o desenvolvimento de toda a cadeia impactada pelo turismo.

O executivo parabenizou Julião pelo Norte Export e, em sua mensagem final, afirmou todos para contar com o BNDES para um trabalho conjunto com vistas a desenvolver a região de forma sustentável.

Os painéis reuniram conselheiros regionais e nacionais do Brasil Export; especialistas das principais entidades do setor, entre elas a Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) e ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); de empresas, tais como Terminal portuário Grão Pará e Grupo Amaggi; e também de órgãos públicos, entre eles ANP (Associação Nacional do Petróleo) e ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), com a finalidade de debater temas muito relevantes para a região.

Entre os pontos abordados por todos esses profissionais estavam o potencial de escoamento da safra do Centro-Oeste pelo Arco Norte; hidrovias; necessidades e demandas dos terminais da região Norte e a mudança econômica da região através da exploração da indústria de óleo e gás.

Primeiro dia

O primeiro dia do evento, na última segunda-feira (28), foi reservado para uma visita técnica e abertura do Norte Export. No início na manhã uma comitiva composta por conselheiros do Fórum e autoridades foi recebida pelo diretor-presidente da Companhia Docas de Santana Glauco Cei. Após uma palestra, eles fizeram uma breve visita ao porto.

À tarde, após as apresentações dos patrocinadores e palavra do presidente do Conselho do Brasil Export, José Roberto Campos, e do Brasil Hack Export, Angelino Caputo, ocorreu o “Momento Hack Export”, que contou com a participação de Joel Julius, gerente de desenvolvimento de negócios da Enterprise Singapore. Em seguida foram anunciados os três vencedores da etapa regional do Brasil Hack Export e que já garantiram a vaga na final, em novembro. Pelo primeiro lugar, o time Estarium levou o prêmio de R$ 1.500.

A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades, entre eles o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes. Após as palavras do presidente do Norte Export, Ricardo Falcão, e o CEO do Fórum Export, Fabrício Julião, foi realizada a palestra do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos