O novo contrato do Ministério da Infraestrutura visa se apoiar na iniciativa privada para garantir os investimentos necessários para o projeto. A SPA prevê um total de R$ 891 milhões aplicados na ferrovia interna do Porto de Santos.
Durante a última sexta-feira, (16/12), houve a assinatura de contrato pelo Ministério da Infraestrutura com a nova composição da administradora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), o grupo SPA. Assim, serão destinados cerca de R$ 891 milhões na expansão da ferrovia do Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, para garantir uma capacidade maior de movimentação de cargas. O objetivo principal do contrato é garantir a união do mercado privado e estatal para beneficiar todo o segmento portuário do estado.
Grupo SPA e Ministério da Infraestrutura se unem para projeto de expansão da ferrovia interna do Porto de Santos com contrato milionário firmado
O mercado portuário nacional vem crescendo fortemente durante os últimos anos, com novas demandas de infraestrutura surgindo para a expansão da capacidade de movimentação de mercadorias.
Dessa forma, o Ministério da Infraestrutura busca garantir uma estrutura adequada no Porto de Santos, um dos mais importantes de todo o Brasil, ao longo dos próximos anos.
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Para isso, o órgão firmou um novo contrato com o grupo administrativo da ferrovia do complexo portuário.
O grupo SPA, formado pelas companhias Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A, garantiu R$ 891 milhões de investimentos privados nos próximos cinco anos na expansão da ferrovia.
O complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima. Por isso, a expansão da Fips é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga.
Dessa forma, o projeto do Ministério da Infraestrutura com a SPA pretende duplicar essa capacidade em um prazo de cinco a dez anos futuro, para garantir uma infraestrutura adequada à demanda atual do mercado portuário.
A capacidade atual instalada no local é de 50 milhões de toneladas por ano, sendo preciso ser elevada até 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume das ferrovias que deságuam no Porto de Santos.
Ministério da Infraestrutura afirma que parceria com o mercado privado foi essencial para garantir os investimentos futuros para a ferrovia interna do Porto de Santos
Mesmo com as aplicações estatais na expansão da ferrovia, ainda foram necessários investimentos privados no contrato com o Ministério da Infraestrutura para garantir a capacidade necessária no Porto de Santos.
“A chegada ao porto é o ponto de maior vulnerabilidade, por diversas interferências que há na malha para que a ferrovia opere com eficiência e de forma competitiva. A integração do setor ferroviário com o portuário em Santos foi um grande desafio e não seria possível sem o envolvimento da sociedade organizada”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Na cerimônia de assinatura do contrato, além do ministro do Ministério da Infraestrutura, estiveram presentes o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Mário Povia, o diretor presidente da SPA, Fernando Biral, e representantes das empresas e de entidades do setor.
Conheça mais sobre a SPA
A Santos Port Authority (SPA), razão social Autoridade Portuária de Santos S.A., é uma empresa pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério da Infraestrutura (Minfra), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.
No exercício dessa função, a SPA é responsável pela gestão e fiscalização das instalações portuárias e das infraestruturas públicas localizadas no Porto Organizado.