Integrando o Programa de Eficiência do Estado de Goiás, a proposta da CelgPAR para a usina tem projeção de atingir 5 megawatts
A CelgPAR, companhia supervisionada pelo estado de Goiás, no Centro-Oeste, assinou contrato do projeto de construção de uma usina fotovoltaica de 5 megawatts, conforme foi divulgado e publicado pelo Canal Solar. A implantação do projeto será realizada na cidade de Cachoeira Dourada, situada ao sul de Goiás. De acordo com a estimativa, a usina da Celgpar provavelmente entrará em operação ainda este ano, em setembro.
Leia também:
- Vagas de emprego para profissionais com ensino médio e técnico são oferecidas por usina, para o estado de São Paulo;
- Tecnologia da Informação: multinacional Amazon disponibiliza mais de 500 cursos gratuitos nessa área que tem crescido tanto;
- Podendo atuar no Pará, em São Paulo e em Santa Catarina, Hydro oferece vagas para o Programa de Trainee 2022. Confira!
Segundo informações concedidas pela própria CelgPAR, na construção da usina serão utilizados mais de 15 mil módulos solares, 50 inversores fotovoltaicos e 170 trackers.
Além disso, a fundação da usina faz parte do Programa de Eficiência do Estado de Goiás, que tem como objetivo a transformação de todas as instituições públicas do estado de Goiás em autossuficientes quanto ao consumo de energia elétrica. Assim, a expectativa é de que a energia gerada na nova usina construída pela CelgPAR será suficiente para compensar a quantidade consumida pelos órgãos e secretarias do governo de Goiás.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Em conformidade com o governo do estado de Goiás, o Programa de Eficiência tem o intuito, inicialmente, de atingir 15 megawatts. A usina em Cachoeira Dourada faz parte do primeiro estágio do programa, sendo que a construção de outras duas usinas, uma na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e outra na Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), já estão passando pelo processo de licitação.
De acordo com o presidente da CelgPAR, José Fernando Navarrete, a sociedade contemporânea tem necessidade de uma visão diferente de progresso, que conta com fontes de energia limpas e renováveis. A partir disso, o estado de Goiás se mostra com um potencial de aproveitamento de luz solar significativo.
Na opinião do presidente da CelgPAR, a decisão do governador Ronaldo Caiado, do partido Democratas, de investir na área de energia fotovoltaica é uma iniciativa política e também econômica, que vai de acordo com o atual e importante debate mundial de desenvolvimento sustentável.
A construtora ganhadora do processo de licitação foi a Lotus Empreendimentos, que terá até 30 dias para instaurar o canteiro de obras no local. A área total que será ocupada pela construção é de 120 mil metros quadrados que pertencem à CelgPAR, e, segundo a projeção, durante a fundação da usina serão gerados cerca de 200 empregos diretos.
Com plano de investimentos bilionário, Cemig inaugura o primeiro empreendimento, a Usina Fotovoltaica Três Marias, em Minas Gerais
A Cemig inaugurou na segunda-feira, 20 de dezembro, a Usina Fotovoltaica Três Marias de Geração Distribuída (GD), o primeiro empreendimento de uma série de usinas que estão atualmente em desenvolvimento, dentro de um plano de investimentos bilionário, que até então é o maior da história da companhia, e foi anunciado este ano. Para saber mais, confira esta outra matéria sobre usinas de energia solar clicando aqui.