A Neoenergia apresentou entregas antecipadas das obras de construção do Complexo Eólico Chafariz na Paraíba para o primeiro semestre
A Neoenergia, empresa atuante no setor de renováveis, antecipou seu cronograma do primeiro semestre deste ano com relação às obras de construção do Complexo Eólico Chafariz, que engloba parques eólicos no município de Santa Luzia, localizado no interior da Paraíba, e apresenta capacidade instalada 471,2 MW.
Veja também outras notícias
- Voluntariado nas empresas de óleo e gás: as gigantes do petróleo Petrobras, Baker Hughes, Shell, Equinor, Weatherford, Subsea 7, SBM e mais se unem a favor do bem
- Multinacional alemã irá fornecer turbinas eólicas para projeto de construção de parque eólico no Rio Grande do Norte
- Actemium assina contrato com a Petrobras para serviços nas plataformas de petróleo offshore P-74, P-75, P-76 e P-77
As obras de construção do complexo eólico da Neoenergia na Paraíba iniciaram no fim de 2019. As atividades previstas para o primeiro semestre de 2020 estão avançadas e os 15 parques eólicos que formam o empreendimento devem entrar em operação em 2022.
De acordo com a Neoenergia, já foram concluídas 39,26% das obras civis e 2,39% das atividades de redes. Além disso, 34,04% dos acessos e 31,31% das atividades de fundação dos aerogeradores foram finalizados no cluster Norte. Já no cluster Sul, foram concluídos 43,09% dos acessos e 19,80% das fundações.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Também já foram iniciadas operações de escavações e concretagem para a fundação de 181 aerogeradores e as últimas obras englobam as operações de terraplanagem, pavimentação e drenagem em dois canteiros de obras da Neoenergia.
A construção do Complexo Complexo Eólico Chafariz da Neoenergia recebeu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que liberou um total de R$ 1,3 bilhão para implementação do empreendimento na Paraíba.
Projetos da Neonergia no setor eólico do Brasil
O Brasil é um dos mercados estratégicos da Neoenergia, país em que são esperados investimentos de cerca de 6.600 milhões de euros até 2022, para continuar crescendo nas áreas de produção, transporte e distribuição de energia elétrica, a partir de fontes eólicas.
Além dos projetos na Paraíba, a Neoenergia detém o Complexo de Oitis, localizado entre os estados do Piauí e Bahia. Composto por 12 parques eólicos, o empreendimento terá uma capacidade instalada total de 566,5 MW, o que o converte no maior projeto eólico terrestre da Neoenergia na América Latina e o segundo no mundo, e seu comissionamento completo está programado para meados de 2022.