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Conheça o motor de 3 cilindros que pesa só 40 kg e gera mais potência que a maioria dos V8: 400 cv dentro de uma caixa de sapatos!

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 07/06/2025 às 20:40
Atualizado em 10/06/2025 às 10:15
motor - motor 3 cilindros - motor turbo
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O incrível motor da Nissan: 3 cilindros, 40 kg e 400 cv. Pequeno como uma mala, potente como um V8

Imagina um motor que você poderia levar debaixo do braço como se fosse uma mala de mão, mas que tem potência suficiente para empurrar um carro de corrida a 300 km/h. Parece impossível? Pois a Nissan fez isso virar realidade com um dos projetos mais ousados da história recente da engenharia automotiva.

Estamos falando de um motor 1.5 de 3 cilindros, pesando apenas 40 kg, capaz de entregar impressionantes 400 cv de potência. Uma relação potência-peso tão absurda que deixava até motores de Fórmula 1 da época para trás.

Mas como a Nissan chegou a esse feito? A história começa com uma visão ousada para as 24 Horas de Le Mans de 2014, e com uma abordagem totalmente fora do convencional.

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Com apenas 50 cm de altura, 40 cm de comprimento e 20 cm de largura, o motor era do tamanho de uma mala de bordo. Mas sua alma era de um gigante: 400 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 380 Nm.

Do tamanho de uma mala, com força de gigante

Em 2014, durante a apresentação do projeto ZEOD RC, o CEO da NISMO, Shoichi Miyatani, apareceu sorridente segurando o motor nas mãos, como se fosse um simples acessório. Mas o que ele carregava era uma verdadeira joia de tecnologia.

Com apenas 50 cm de altura, 40 cm de comprimento e 20 cm de largura, o motor era do tamanho de uma mala de bordo. Mas sua alma era de um gigante: 400 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 380 Nm.

Segundo a própria Nissan, o motor foi desenhado do zero, sem compartilhar componentes com outros motores do grupo. Trazia uma configuração de quatro válvulas por cilindro e um turbo enorme, capaz de girar a impressionantes 100 mil rpm, com pressão de 2 bares.

Pensado para brilhar em Le Mans

A ideia da Nissan não era simplesmente vencer corridas. O motor foi projetado para explorar novas soluções de mobilidade e eficiência dentro da categoria especial Garage 56 de Le Mans, destinada a experimentos tecnológicos.

O ZEOD RC usava esse motor em uma configuração híbrida: dois motores elétricos de 110 kW completavam o conjunto, permitindo que o carro pudesse rodar tanto no modo 100% elétrico quanto em combustão.

Durante os testes e a prova de Le Mans, o carro conseguiu um feito histórico: uma volta completa em modo totalmente elétrico, em 4 minutos e 22 segundos no circuito de La Sarthe, com picos de velocidade de até 300 km/h.

Graças ao tamanho ultracompacto do motor de apenas 40 kg, o Nissan ZEOD RC pôde adotar um design extremamente aerodinâmico, com carroceria estreita e perfil afilado, ideal para maximizar a eficiência em Le Mans.

Uma relação potência-peso de outro planeta

O que mais impressionava nesse projeto era a relação entre potência e massa do motor. Com apenas 40 kg, a unidade entregava mais de 10 cv/kg, um número que deixava os motores mais sofisticados da Fórmula 1 da época no chinelo.

Como comparativo, um motor de F1 de 2014 pesava em torno de 145 kg e entregava algo em torno de 600 a 700 cv — ou seja, uma relação peso-potência bem menos extrema.

Além disso, o projeto foi um verdadeiro laboratório sobre como construir motores ultra-compactos e de alta eficiência, algo que poderia ser aplicado em conceitos futuros de carros de rua ou de competição.

O ultracompacto motor de 3 cilindros e 400 cv da Nissan em destaque durante a preparação do ZEOD RC. Com apenas 40 kg, seu tamanho reduzido permitiu uma configuração híbrida avançada e um layout aerodinâmico otimizado para Le Mans.

Por que nunca chegou às ruas?

Na época, muitos fãs da marca — e da divisão esportiva NISMO — sonharam com a possibilidade de um carro de rua equipado com esse motor insano. Mas como explicou a própria Nissan, transformar esse projeto em um motor viável para uso diário era praticamente impossível.

O principal desafio não era só a potência, mas garantir durabilidade, eficiência de combustível e, principalmente, emissões que atendessem às normas ambientais.

Outro fator crítico era o custo de produção. Projetos assim, feitos para o ambiente extremamente controlado e curto de uma prova como Le Mans, exigem componentes caríssimos e desenvolvimento personalizado.

Além disso, a Nissan destacou a importância da lubrificação no motor: a parceria com a Total foi essencial para garantir que o motor pudesse lidar com os altos níveis de atrito e tensões térmicas gerados pela configuração tão extrema.

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Renato
Renato
11/06/2025 07:45

Cada anúncio desses é uma compra a menos.

Manoel Trindade
Manoel Trindade
08/06/2025 18:47

Enfim, me pareceu um grande avanço desperdiçado.

Hugo
Hugo
08/06/2025 10:48

Impossível ler a matéria com tanto anuncio.

Paulo Costa
Paulo Costa
Em resposta a  Hugo
09/06/2025 22:50

Concordo plenamente!!!! Tem algumas publicações de alguns editores que eu já nem começo mais a ler… Isto está ficando um ABSURDO DE TANTA PROPAGANDA, elas entram no meio da página cobrindo totalmente a sua leitura, você apaga e instantaneamente outra… Uma TOTAL FALTA DE RESPEITO COM OS LEITORES!!!
Em outras propagandas colocam um “X” bem minúsculo, com muito custo você aperta para tirar a propaganda, mas mesmo assim elas abrem pelo menos uma vez cobrindo tudo!!! Resumindo:
Material e leitura que muitas vezes seriam interessantes, seriam um momento de relaxamento para os leitores, acaba se revelando em stress por conta do EXCESSO ABUSIVO DE PROPAGANDAS E A TOTAL FALTA DE RESPEITO COM SEUS LEITORES!!!
Por este motivo, eu e alguns amigos já estamos deixando de seguir ou abrir matérias de determinados editores, e temos constatado em nossas redes sociais, que vários leitores tbm vem agitando adotando esta prática de não acompanhar mais determinados sites e editoriais!!!

Paulo Nogueira
Paulo Nogueira(@petroleo)
Admin
Active Member
Em resposta a  Paulo Costa
11/06/2025 16:06

Boa tarde, infelizmente por enquanto temos que utilizar os anúncios para financiar nossa INFRAESTRUTURA, mas se você desejar uma experiência mais fluída e com pouco anúncios, experimente o APP do blog: https://clickpetroleoegas.com.br/aplicativo

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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