Rumo à eficiência e sustentabilidade: Em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2024, o modelo inovador promete revolucionar a dinâmica ferroviária do Porto de Antuérpia-Bruges. Conheça os detalhes do novo sistema de carga de Vagão Único
Segundo o site Port Technology International, o Porto de Antuérpia-Bruges está revolucionando seu tráfego ferroviário com um modelo operacional inovador para a Carga de Vagão Único. Este ambicioso projeto tem como objetivo criar um sistema neutro e acessível a todas as partes interessadas, proporcionando vantagens significativas em eficiência e sustentabilidade.
A Railport Antwerpen, responsável pela implementação desse novo modelo, lançou recentemente um processo de concurso que agora revela os vencedores. Esta iniciativa para a Carga de Vagão Único é apenas o primeiro passo em direção a uma oferta mais eficiente e melhor para todos os envolvidos no transporte ferroviário.
Vantagens sustentáveis: A sincronização eficiente de vagões e a revolução no tráfego ferroviário
O Porto destaca que a eficiência e a sustentabilidade serão impulsionadas pela melhor sincronização das entregas e coletas de vagões, combinadas com a otimização dentro da região portuária. Com a introdução desse modelo de Carga de Vagão Único, trens mais longos substituirão a necessidade de numerosos trens curtos, promovendo uma abordagem mais ecológica e econômica para o transporte ferroviário.
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Nils van Vliet, CEO da Railport, expressou sua satisfação com os resultados do modelo de Carga de Vagão Único e enfatizou a importância do apoio da indústria e dos pagadores de frete. Ele destaca que a colaboração é fundamental para efetuar mudanças significativas e que o projeto não para por aqui, com planos para monitorar a qualidade e acelerar a digitalização do processo.
A revolução da primeira e última milha: Facilitando o acesso aos operadores ferroviários e pagadores de carga
O Railport dividiu estrategicamente o porto em zonas com base em volumes agregados, otimizando assim as operações. A licitação para a primeira e última milha em cada zona visa tornar esse tráfego mais acessível aos operadores de trens e pagadores de carga. Este conceito reduz a fragmentação e amplia a transparência sobre as mercadorias transportadas.
Os pagadores de frete podem celebrar acordos de primeira e última milha com os operadores ferroviários selecionados, mesmo aqueles que não participaram do processo licitatório inicial. Esse regulamento inovador entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, prometendo uma mudança significativa na dinâmica ferroviária do Porto de Antuérpia-Bruges.