Conheça a maior usina solar o mundo!

Maior fazenda de energia solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos. Com 3,2 milhões de painéis, o Noor Abu Dhabi consegue produzir até 1,18 gigawatts.

A maior fazenda de energia solar do mundo, foi inaugurada em 29 de junho, pela Companhia de Águas e Energia dos Emirados Árabes Unidos, a Noor Abu Dhabi. Com 3,2 milhões de painéis e a capacidade de produzir 1,18 gigawatts, o projeto é capaz de sustentar as necessidades de energia de até 90.000 pessoas. A iniciativa vem como uma alternativa para reduzir as emissões de CO2 no país, que, apesar de ser o 8° lugar na produção mundial de petróleo e pretender estabilizar a exploração, ainda depende muito do combustível fóssil.

A nova fazenda representa um corte de 1 milhão de toneladas de CO2, o equivalente a 200.000 carros fora das ruas, de acordo com a companhia estatal. Mas, apesar de ser um grande passo para a energia sustentável, o foco do país não deve sair do petróleo. Em março, a produção mensal do país chegou a 3.043 milhões de barris, e, de acordo com o Ministro da Energia, Suhail Al Mazroui, a exploração pode aumentar para 3.500 milhões se necessário. “Precisamos atingir os requerimentos necessários para o nosso óleo, e ter certeza de que não será utilizado apenas para armazenamento”, afirmou o ministro.

A iniciativa da redução veio da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que pretende reduzir a oferta disponível no mercado mundial para aumentar o preço do petróleo bruto, devido ao enfraquecimento da economia mundial e à produção excessiva da commodity pelos EUA. A continuidade desta redução será decidida hoje, dia primeiro, durante uma reunião em Viena; as intenções do presidente russo Vladimir Putin de continuar com a política já foram reveladas durante o G20 em Osaka, no mês passado, mas o voto do Irã ainda é necessário.

Parece que o título de a maior fazenda de energia solar do mundo não vai durar muito tempo: a Companhia de Águas e Energia dos Emirados Árabes Unidos tem planos para a construção do parque Mohammed Bin Rashid, que produzirá 2 gigawatts e deve ser inaugurado em 2020. Mohammed Hassan Al Suwaidi, diretor da empresa, informou ao Gulf News que a fazenda faz parte de um projeto do país para aumentar a participação da energia limpa para 50% da matriz energética até 2050.

Furnas anunciou nesta segunda-feira, 1 de julho, a construção de suas primeiras usinas solares para sustento elétrico!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Avatar

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.