Usina de energia eólica e solar será implantada no município de Casa Nova, na Bahia em 2021
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), anunciou na sexta-feira que vai investir R $ 90,8 milhões (US $ 16,3 milhões / EUR 14 milhões) no desenvolvimento de um projeto híbrido que combina tecnologias eólica, solar e de armazenamento de energia.
Leia também
- Empresa do grupo Eletrobras vai investir 1 bi de reais em Usinas hidrelétricas da Bahia
- Técnico em Segurança do Trabalho é convocado para trabalhar em Hidrelétrica nas regiões de MG, ES e RJ
- Siemens assina acordo para fabricação de equipamentos em parque eólico do RN
- Empresa brasileira de energia eólica, a Casa dos Ventos vê potencial de projetos híbridos no Brasil
Sistema hibrido envolvendo energia eólica e solar
Especificamente, a companhia hidrelétrica brasileira está procurando desenvolver um sistema de geração híbrido inteligente com desempenho e produção de energia eólia e solar otimizados, afirma o gerente de Pesquisa, Consultoria de Desenvolvimento e Inovação (AEP) do Chef Jose Bione.
A usina de energia eólica e solar será instalada no município de Casa Nova, na Bahia. Será composto por uma central de energia eólica, que funcionará em condições normais, e um parque fotovoltaico (FV) com sistema integrado de armazenamento de energia.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
A companhia hidrelétrica Chesf também espera que a nova configuração da usina híbrida permita à empresa realizar um estudo de desempenho eficaz dos sistemas de armazenamento de energia por longos períodos, observou.
Sobre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a maior geradora de energia elétrica do País e uma das empresas mais importantes do Nordeste. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a maior geradora de energia elétrica do País e uma das empresas mais importantes do Nordeste.
Com sede no Recife, a estatal faz parte da Eletrobras, do governo federal, também dona de outras empresas do setor elétrico, como: Furnas, Eletronuclear, Eletronorte, Eletrosul etc. A Chesf gera energia, transmite a mesma em linhas de transmissão em alta tensão e vende esse bem tão fundamental ao bem estar da vida moderna.
A capacidade instalada de geração da Chesf é de 10,3 mil megawatts (MW) de energia. A capacidade instalada é o quanto a empresa poderia gerar, caso as condições fossem ideais. Geralmente, a produção é menor do que a capacidade instalada porque para gerar nas suas hidrelétricas, a Chesf usa as águas do São Francisco.
Nos últimos anos, a empresa diminuiu a produção de energia para preservar a água, principalmente, no reservatório de Sobradinho, na Bahia. Por exemplo, o Nordeste consome, em média, mais de 11 mil MW médios. O MW médio é usado para indicar o consumo.