Recentemente, a Iveco recebeu sinal verde da matriz para iniciar novos testes com caminhões movidos a gás no Brasil
A Iveco, fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves, está apostando nos caminhões movidos a gás. A empresa ressalta que já há cerca de 36 mil caminhões com essa tecnologia rodando no mundo todo. Boa parte está na Europa. Porém, a marca italiana também aposta em mercados com Chile e Argentina. Segundo o jornal Estadão, a fabricante não confirma a informação, mas tudo indica que a produção terá início em logo. Leia ainda esta notícia: Transportadora investe R$ 100 milhões e compra 124 caminhões a gás da Scania
- Ambev, Senai e Positiva Engenharia oferecem cursos gratuitos para capacitar novos profissionais da Construção Civil no Maranhão
- Após vazamento de gás, Enauta retoma produção no campo de Manati, no litoral da Bahia
- Nova usina de biodiesel de R$ 40 milhões iniciará sua produção em dezembro, no estado do Paraná
- Após Volkswagen e Renault, Fiat suspende produção de veículos em sua fábrica e 1800 funcionários têm contratos de trabalho suspensos
- Lyon Engenharia está com 40 vagas de emprego para mecânico, engenheiro, auxiliar, supervisor e outras
Testes de caminhões a gás no Brasil
No Brasil, a Iveco comemora os bons resultados de vendas. Por isso, é grande a expectativa sobre o lançamento de caminhões a gás no País. Segundo a empresa, a nova opção já está em testes. Porém, a empresa não revelou detalhes sobre os modelos. Segundo o líder da Iveco para a América do Sul, Márcio Querichelli, já há interessados no novo caminhão. Mas a marca optou por lançar a novidade em países vizinhos por causa da infraestrutura mais desenvolvida.
“A gente planeja entrar com todo o portfólio de veículos que temos na Europa”, diz Querichelli. De acordo com ele, os modelos serão adaptados para o mercado brasileiro. Segundo o executivo, o lançamento depende da infraestrutura e dos incentivos.
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
É preciso lembrar que os caminhões a gás são mais caros que os a diesel. Por exemplo, no mercado brasileiro, onde a única opção do tipo é da Scania, os preços são cerca de 30% mais altos. Isso na comparação com modelos equivalentes com motor a diesel.
A Iveco possui grande mercado na Europa
De acordo com informações divulgadas pelo Estadão, na Espanha, a transportadora ESP Solutions também escolheu os caminhões a gás da Iveco. Com isso, vai reduzir os níveis de emissões de suas operações. Dessa forma, adquiriu 300 unidades do caminhão S-Way Natural Power. Trata-se do maior negócio do tipo envolvendo uma empresa espanhola. Segundo a companhia, a compra representa 30% de sua frota. Até 2022, metade dos caminhões da companhia, que transporta alimentos e medicamentos em toda a Europa, será a gás.
De acordo com a empresa, esse número saltará para 80% em 2027. Com os novos caminhões, a empresa pretende deixar de emitir 2 mil toneladas de CO2 por ano. Ou seja, isso equivale ao plantio de 279 mil árvores.
Confira ainda esta notícia: Scania vende caminhões movidos a gás para a TransMaroni, que possui a maior frota deste modelo, alternativo ao diesel
A Scania acaba de anunciar a venda de 39 caminhões a gás para a TransMaroni. A TransMaroni chega a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com o negócio, a Scania chega a marca de 150 caminhões a gás vendidos no Brasil.
A transportadora inicia um novo posicionamento, que traz a sustentabilidade como prioridade, concluindo um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões em várias ações neste campo e não apenas relativo a esta compra. A Scania, que lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável, atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas, em outubro de 2019.
A TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades da Scania em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, a empresa resolveu comprar outros lotes menores, somando mais 39 unidades encomendadas. No total, a empresa chegou ao histórico volume de 50 caminhões a gás.