Brasil espera ganhar ainda mais destaque global no uso de combustíveis renováveis através do projeto Combustível do Futuro
O Brasil já tem uma posição de muito destaque globalmente no que se refere à produção de biodiesel e etanol vindo da cana de açúcar. Segundo José Mauro Coelho, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil é o segundo maior produtor de etanol vindo da cana de açúcar e o primeiro em produção de biodiesel, disse em entrevista à Voz do Brasil.
Mauro Coelho ainda destacou o excelente cenário da matriz energética brasileira, que se destaca sendo uma das mais limpas do planeta. Hoje, cerca de 25% de todo o combustível que o Brasil usa vem de fontes renováveis. A meta é chegar no ano de 2030 com cerca de 30%, algo único no mundo.
Para alcançar a meta, foi lançado o programa Combustível do Futuro, que visa aumentar a participação de combustíveis de baixa emissão de carbono na matriz energética do Brasil: “O Brasil avançou muito nos veículos Flex Fuel, na utilização dos biocombustíveis. Nesse período de transição energética, temos de desenvolver ainda mais essa tecnologia veicular”, destacou José Mauro Coelho.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Além disso, a criação de novos biocombustíveis é apontada como uma das soluções: “Estamos olhando pra frente e vendo novos combustíveis que possam ser inseridos na nossa matriz energética, na nossa matriz de transportes”, destacou.
Coelho ainda destacou que o uso de biocombustíveis é uma realidade no Brasil, principalmente no transporte de cargas pelo país, com o uso de biodiesel. Outra opção para ajudar o Brasil a chegar à meta de 30% é com o uso de diesel verde, que já vem sendo usado no continente europeu. O projeto Combustível do Futuro visa criar mais opções para os setores aquaviário e aéreo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.