1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com prejuízo milionário a bordo, navio cargueiro que transportava 4 mil carros do grupo Volkswagen continua queimando em alto mar
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com prejuízo milionário a bordo, navio cargueiro que transportava 4 mil carros do grupo Volkswagen continua queimando em alto mar

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/02/2022 às 13:13
Atualizado em 18/03/2022 às 18:12
navio - carros - navio cargueiro - alto mar - VW - Volkswagen
Navio pegando fogo – Reprodução/G1

Navio cargueiro que transportava 4 mil carros do grupo Volkswagen ainda está queimando em alto mar, entretanto ainda não há risco de poluição ou naufrágio.

O Felicity Ace, um navio cargueiro, ainda está queimando próximo à ilha do Faial no arquipélago dos Açores, em Portugal. O navio possui bandeira do Panamá e sua carga é composta por 4 mil carros do grupo Volkswagen. Entre os carros que queimaram, estão modelos como ID.3 e ID.4, apesar deste primeiro ser estranho, tendo em vista o seu destino, que é Davisville, Rhode Island.

Leia outras noticias relacionadas

Mais de 1.000 carros da Porsche e Lamborghini também estavam no navio

Helicóptero da Força Aérea resgata 22 tripulantes de navio após incêndio a bordo – Reprodução/Youtube

Além dos modelos populares da Volkswagen, o navio cargueiro também transportava modelos premium da marca, um total de 1.100 exemplares de carros da Porsche, assim como outros 189 carros da Bentley e 21 unidades da Lamborghini. Com um prejuízo milionário em alto mar, autoridades da região buscam uma forma de remover a carga de carros da Volkswagen e outras marcas que estão sendo incendiadas perto da ilha portuguesa.

O navio cargueiro saiu da Alemanha, mais precisamente de Endem, onde a marca possui fábricas de carros, com destino final os Estados Unidos. O navio cargueiro, quando estava próximo de Açores em Portugal, prestes a começar a travessia do Atlântico Norte, verificou o começo do incêndio, que se alastrou rapidamente.

O incidente se iniciou na quarta e até então o navio cargueiro continua queimando com carros da Volkswagen, estando à deriva. A tripulação era composta por 22 pessoas e todas elas já foram resgatadas pela Marinha Portuguesa.

Incêndio não apresenta riscos de poluição em mares portugueses, destaca especialista

A embarcação navegava a 170km ao largo da ilha do Faial e ainda permanece lá. Até então, as autoridades do país afirmam que não há sinais de que o navio cargueiro com carros da Volkswagen vá naufragar nem se sinais de poluição do mar.

A recuperação da embarcação será mais simples, assim como a verificação dos danos ao cargueiro e aquilo que ele transporta. Infelizmente, incidentes como este com incêndios, congelamento extremo e naufrágios de navios cargueiros como este são raros e a cada carga que é perdida, cerca de 4 mil carros são perdido, tendo em vista que essa é a média dos cargueiros Ro On Ro Off, comuns nos portos do mundo todo. Aqui no Brasil, os complexos portuários de Vitória e Santos são os que mais movimentam navios desse tipo.

Navio Trinity Spirit explode com 10 tripulantes

No início de fevereiro um navio petroleiro explodiu próximo à Nigéria, onde 10 tripulantes estavam a bordo. Ainda não foi descoberto o motivo da explosão e as investigações continuam.

“Neste momento, não há mortes relatadas, mas podemos confirmar que havia 10 tripulantes a bordo da embarcação antes do incidente e estamos priorizando investigações em relação à sua segurança”, disse Ikemefuna Okafor, diretora executiva da empresa nigeriana Shebah Exploration & Production Company Ltd (SEPCOL), em um comunicado realizado pela Reuters.

“Estima-se que o navio petroleiro tenha queimado o último gás no final de julho de 2021”, disse a TankerTrackers. “Isso sugere que o Trinity Spirit não produziu nada desde aquela data, considerando que a queima de gás durante a produção de petróleo bruto é generalizada em toda a região”, observou TankerTrackers.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos